Quais são as funções psicológicas elementares?

Quais são as funções psicológicas elementares?

Processos psicológicos elementares = reações automáticas, ações reflexas e associações simples (origem biológica). Trabalhos de Vygotsky pertencem ao campo da psicologia genética – estudo da gênese, formação e evolução dos processos psíquicos superiores do ser humano.

O que é função psicológica elementares e função psicológica superiores?

Segundo Silva (2007), a diferença entre os processos elementares psicológicos e os processos superiores refere-se à questão de que os processos elementares são controlados pelo meio e os superiores ou complexos obedecem a uma autorregulação. ... Vigotski explica o que chamou de funções psicológicas superiores.

O que é aspecto instrumental?

O aspecto instrumental quer dizer que além de respondermos aos estímulos apresentados no ambiente, os alteramos e usamos estas modificações como um instrumento para o nosso comportamento. Um exemplo é amarrar um laço no dedo para lembrar algo.

Quais os principais conceitos da teoria de Vygotsky?

Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. ... A aprendizagem é uma experiência social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a ação.

Qual a importância da mediação para o desenvolvimento das funções executivas?

O uso funcional dos mediadores culturais consiste em um processo muito importante no desenvolvimento mental do ser humano, por promover a transformação das funções psicológicas elementares em funções psicológicas superiores. ... Somente desta forma suas funções psicológicas passarão de elementares a superiores.

Qual a importância da mediação no processo de aquisição do conhecimento?

Mediar é uma forma do professor conduzir o aluno no ato de pensar em que se suscita discussões em torno de uma resposta obtida e, em seguida, questiona-se sua veracidade, indica-se caminhos que podem levar à resolução e orienta-se a reformulação de hipóteses para obtenção de teses e conclusões.