Qual dos tecidos vegetais a seguir exerce duas funções sendo uma delas de sustentação?

Qual dos tecidos vegetais a seguir exerce duas funções sendo uma delas de sustentação?

c) Os tecidos de sustentação dos vegetais são colênquima e esclerênquima. ... e) Os tecidos que atuam no armazenamento de substâncias, na fotossíntese e no transporte de substâncias a curta distância são os parênquimas.

Qual a função dos tecidos vegetais?

O parênquima, o colênquima e o esclerênquima são considerados tecidos simples. A epiderme, o xilema e o floema, por sua vez, são tecidos complexos. ... Os tecidos vegetais são responsáveis por formar o corpo da planta.

O que é meristema e qual a sua função?

Meristema é um tecido vegetal responsável pelo crescimento da planta e pela formação de outros tipos de tecidos vegetais. É constituído de células indiferenciadas ou que se encontram em estágio embrionário. Essas células passam por muitas divisões celulares.

Que tipo de tecido e o meristema radicular qual é sua função?

Tipos de meristemas primários Radiculares – A parte mais externa do meristema é a coifa, que tem a função de proteger o meristema apical, dando origem a raiz das plantas. Caulinares – Camada que segue a camada radicular, que dá origem ao xilema e ao floema primários.

Que tipo de tecido e o meristema radicular?

O meristema é um tecido formado por células com características embrionárias, isto é, não estão especializadas e têm grande capacidade de divisão, podendo dar origem a qualquer outro tipo de tecido (totipotente). Divide-se em dois tipos: Meristema apical ou primário.

Onde se localizam os meristemas secundários?

Meristemas secundários Essa região é formada a partir do tecido primário, que é produto do meristema primário. Os meristemas secundários são o centro (câmbio vascular) ou periferia (felogênio) da raiz ou do caule. Se considerada a posição que ocupa no vegetal, também pode ser chamado de meristema lateral.

Qual a relação entre as zonas do meristema apical e os meristemas primários do sistema Caulinar?

Dentro dessa região meristemática, divisões celulares localizadas resultam na formação de cordões procambiais. ... O meristema apical do sistema caulinar origina os mesmos meristemas primários encontrados na raiz: protoderme, procâmbio e meristema fundamental (Figura 25.

Qual é a diferença de função dos meristemas primários e secundários no padrão de crescimento observado em uma planta?

1). A atividade desses meristemas forma os tecidos primários e leva ao crescimento em comprimento dos órgãos, formando o corpo primário ou estrutura primária do vegetal; b. Os meristemas secundários, quanto a origem, se formam a partir de tecidos primários já diferenciados e produzem os tecidos secundários.

Qual o único grupo de planta que possui crescimento secundário?

As espécies que apresentam crescimento secundário são chamadas de plantas lenhosas.