O que é um vinho Chardonnay?

O que é um vinho Chardonnay?

A Chardonnay, conhecida como “a rainha das uvas brancas”, é uma das uvas mais populares do mundo, sendo produzida em diversas regiões. Procedente da Borgonha, região leste da França, foi durante muito tempo a única variedade utilizada para a produção dos vinhos mais finos da região.

Qual a diferença entre Chardonnay e Sauvignon Blanc?

O vinho branco Chardonnay é seco, mais encorpado e pode apresentar diversas personalidades, a gosto do produtor. ... O vinho Sauvignon Blanc é mais leve e muito aromático. Dependendo de sua origem, você pode notar um aroma diferente. Os mais comuns são grama fresca, limão, groselha, frutas doces e até mesmo pimenta.

Qual o melhor vinho Chardonnay?

Seleção de vinhos com Chardonnay

  • Catena Zapata, Mendoza, Argentina. AD 95 pts - Extraordinário.
  • Viña Errazuriz, Aconcágua, Chile. AD 95 pts - Extraordinário.
  • Frédéric Cossard, Borgonha, França. ...
  • Planeta, Sicília, Itália. ...
  • Frédéric Cossard, Borgonha, França. ...
  • Philippe Pacalet, Borgonha, França. ...
  • Montes, Colchagua, Chile. ...
  • Domaine Drouhin, Borgonha, França.

O que combina com Chardonnay?

Molhos ricos de sabor, seja em carnes ou massas, podem compor uma boa harmonização com os vinhos Chardonnay. No geral, podemos dizer que peixes carnudos e mariscos combinam bem com vinhos desta uva. A doçura da abóbora moranga, milhos e batatas doces contrastam bem com este tipo de vinho.

Qual Queijo combina com vinho Chardonnay?

No caso do Chardonnay é possível fazer harmonizações perfeitas com queijos de leite de vaca, de búfalo e de cabra, desde os macios até os semiduros.

Como servir vinho branco Chardonnay?

Os brancos obedecem algumas regrais gerais básicas. Podem ser servidos mais frescos ou até mesmo gelados. Você pode deixar na geladeira de 30 a 60 minutos antes de servi-los, dependendo da temperatura do dia e da sua geladeira, claro. Os brancos podem e devem ser servidos mais refrescados que os tintos.

Como se bebe vinho branco?

São leves, frescos, podem ser servidos mais gelados, são mais fáceis de harmonizar e assim como os tintos, possuem estilos variados. Saiba um pouco mais e prepare a adega para esses exemplares convidativos e refrescantes.

O que pode acompanhar um vinho branco?

O melhor acompanhamento de vinho branco no que se refere aos petiscos são bolinhos de bacalhau, camarão ao óleo e ao alho e isca de peixe. Os petiscos de peixes e frutos do mar combinam com esse tipo de vinho porque ele é leve, com acidez moderada e muito aromático.

Quanto custa uma garrafa de Chardonnay?

Os excelentes Chardonnays chilenos. Ainda por cima a preço mais convidativo, abaixo de R$ 70. Nem pensar em abrir o mais celestial dos brancos secos do mundo, o Montrachet, da Borgonha, 100% Chardonnay que custa mais de mil dólares a garrafa.

Qual melhor vinho barato?

Os 10 Melhores Vinhos Baratos em 2018

  • Vinho Malbec Casillero del Diablo está entre os melhores da América do Sul.
  • Vinho Chileno Dona Dominga é outro destaque do Chile.
  • Vinho Verde Casal Garcia branco é leve e refrescante.
  • Vinho J. ...
  • Vinho Argentino Trapiche sempre merece atenção.
  • Vinho Cabernet Sauvignon mostra que Brasil também faz bom vinho.

O que é bom para acompanhar um vinho?

Aqui vamos falar principalmente sobre o vinho tinto, que combina mais quando servido na temperatura ambiente.

  • Queijos. O queijo é um elemento que não pode faltar na sua tábua de frios com vinho! ...
  • Embutidos. ...
  • Pães. ...
  • Polenta frita. ...
  • Isca de peixe. ...
  • Bolinhos de bacalhau. ...
  • Frutos do mar. ...
  • Porções diversas.

O que combina com vinho branco frisante?

Por ser uma bebida considerada delicada, são opções muito fáceis de harmonizar, seja em suas versões doces ou mais secas. Quem prefere harmonizar pela afinidade vai gostar de combinar o vinho frisante com alimentos igualmente leves. Saladas, quiches e sobremesas serão saboreadas com prazer ao fazer par com essa bebida.

Qual vinho combina com bruschetta?

Para harmonizar no estilo italiano, aposte em um Chianti. A acidez da uva Sangiovese é o par perfeito para uma receita recheada de tomate como essa. É fã é vinhos brancos? Sauvignon Blanc sem nem pensar duas vezes.

O que comer com bruschetta?

Bruschetta como prato principal Experimente couve refogada em azeite de oliva e alho, ou queijo de cabra, tomates e manjericão. Certifique-se de que você tenha pão suficiente, alho, azeite de oliva e recheios para tornar a refeição completa. Sirva com uma salada e vinho.

Qual tipo de vinho combina com Polenta?

vinhos tintos

O que significa vinho Chianti?

O simples termo “Chianti” diz muito pouco sobre o vinho. Muito resumidamente, indica que se trata de um tinto italiano, produzido na região da Toscana, em uma área que se estende entre as cidades de Florença e Siena, a partir de, principalmente, Sangiovese.

Qual o melhor vinho Chianti?

  • Vinho Chianti Palagetto Colli Senesi DOCG. Itália. ...
  • Vinho Poggio Civetta Chianti Classico DOCG. Itália. ...
  • WS 92. Vinho Chianti Classico Brolio Riserva Ricasoli. ...
  • RP 95. Vinho Chianti Classico Colledilà Gran Selezione Sangiovese Ricasoli. ...
  • RP 94. ...
  • Vinho Chianti Riserva Castellani DOCG. ...
  • Vinho Tinto Brancaia Chianti Clássico DOCG. ...
  • WS 89.

O que significa a palavra Chianti?

Significado de Chianti substantivo masculino Denominação dos vinhos tintos algo ásperos e ácidos, quando jovens, produzidos na região vitivinícola de Chianti, na Toscana (Itália).

Qual o preço do vinho Chianti?

Opções de Parcelamento: à vista R$ 99,90.

O que harmoniza com Chianti?

Chianti: harmonização fácil e deliciosa Além disso, pratos que levam bastante azeite ou contém carnes fortes (ideia: Bistecca alla Fiorentina) caem muito bem também. Os molhos de macarrão à base de tomate também são fantásticos para harmonizar com Chianti.

O que é vinho tinto simples?

Podemos definir o vinho tinto como uma bebida alcoólica produzida a partir da fermentação do suco, também conhecido como mosto, das uvas tintas.

Qual a diferença de vinho tinto e vinho bordo?

Os tintos normalmente são feitos de uva Bordô, Rubi ou Itália, os brancos, de uva Niágara. ... A grande diferença desses vinhos é o tipo de uva. Vinhos finos vem de uvas como a Cabernet Sauvignon, Merlot e Malbec, que são uvas da espécie Vitis vinífera, enquanto o vinho colonial é feito da espécie Vitis americanas.

Qual a diferença do vinho tinto seco e suave?

O vinho suave é um vinho de qualidade mais baixa, fabricado com uvas comuns de espécies americanas como a Niágara, Concord, Herbermont, Isabel e outras. ... Já o vinho seco é chamado de vinho fino de mesa e é elaborado com uvas nobres, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay, entre outras da espécie vìtis vinífera.

Qual a diferença do vinho tinto?

Muita gente pensa que o vinho branco é produzido com uvas verdes, e o tinto com uvas maduras, na verdade tem a ver com o tipo de uva e não com seu grau de maturação. O vinho branco é preparado com uvas claras e o tinto com uvas mais escuras. ... O vinho tinto possui uma maior quantidade de polifenóis que o branco.

Qual o melhor vinho para a saúde tinto suave ou seco?

Para obter todos os benefícios do vinho para a saúde, a melhor opção é o vinho tinto seco. Embora o branco também tenha muitas propriedades, o seu processo de elaboração não contempla as cascas e as sementes (elas são retiradas), que são a maior fonte de polifenóis da uva.

Qual o melhor vinho para tomar diariamente?

O Cabernet Sauvignon do Chile, por ser cultivado em grande altitude, é o melhor, o mais rico em antioxidantes. Outros vinhos benéficos são Pinot Noir e Shiraz. Os italianos, surpreendentemente, têm concentração média de antioxidantes, e o Zinfandel tinto da Califórnia está entre os de concentração mais baixa.

Qual vinho tomar todos os dias?

Uma, até duas, taças de vinho tinto por dia pode sim fazer muito bem à saúde. Rica em agentes antioxidantes, a bebida ajuda a fortalecer o organismo, prevenindo diversas doenças, principalmente relacionadas ao coração. Mas, como se trata de um produto alcoólico, é necessário muito equilíbrio no consumo.