Qual o período de apuração do lucro real?

Qual o período de apuração do lucro real?

PERÍODO DE APURAÇÃO O imposto será determinado com base no lucro real por períodos de apuração trimestrais, encerrados nos dias 31 de março, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro de cada ano-calendário.

Como funciona o lucro real?

Lucro Real é um regime de tributação no qual o cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) é feito com base no lucro real da empresa – receitas menos despesas –, com ajustes previstos em lei.

Como fazer apuração de IRPJ e CSLL Lucro Real?

As alíquotas dos tributos são aplicadas sobre um lucro que se presume, que constitui a base de cálculo do IRPJ e da CSLL....
TRIBUTOVALOR% S/ FAT
PIS1.

Como é feita a apuração de ICMS a pagar?

Vale lembrar que segundo a regra geral do ICMS, sua apuração deve ser feita no último dia do mês de forma que os itens de Operações próprias – Registro E110 da EFD/ICMS-IPI após as entradas e saídas, sejam declarados por meio da Gia-ICMS.

Como calcular o ICMS embutido no preço?

Valendo-se de valores nominais hipotéticos, o cálculo é feito da seguinte forma:

  1. IPI = Valor da operação x alíquota. ...
  2. Com o ICMS, porém, a metodologia de cálculo é diversa. ...
  3. Base de cálculo do ICMS = Preço da operação ÷ (1 – Alíquota) ...
  4. Cálculo ICMS = Valor da operação c/ ICMS x alíquota.

Como é calculado o imposto sobre vendas?

Por exemplo: Imagine que a sua empresa fez uma venda no valor de R$ 600,00 e que o regime tributário que você escolheu é o Lucro Real. Dessa forma, o cálculo dos impostos da sua NF de venda será: Valor do Imposto = Valor da Venda X Alíquota do Tributo.

Qual a porcentagem de imposto sobre vendas?

A alíquota varia de município para município, mas fica sempre entre 2% a 5% sobre o valor bruto cobrado pelo serviço. Falar sobre impostos sobre vendas de mercadorias ou serviços pode parecer algo complexo, mas com planejamento, informação e suporte, seu negócio estará seguro!

Como faço para calcular os impostos?

Para calcular o Imposto de Renda completo, inicialmente a Receita Federal realiza o somatório de todos os rendimentos tributáveis informados pelo contribuinte. Em seguida, desse valor, ela subtrai as despesas dedutíveis que foram incluídas na declaração. Essa conta tem como resultado a base de cálculo do IR da pessoa.

Como calcular os impostos de uma nota fiscal de serviços?

O cálculo da nota fiscal de serviço não é difícil. Na verdade, trata-se apenas de multiplicar o valor pela porcentagem na nota fiscal de serviço. Isto é: multiplicar pela alíquota correta. E é exatamente nesse ponto que surgem as dúvidas sobre o valor do imposto de nota fiscal de serviço.

Qual o valor do Imposto de uma nota de prestação de serviço?

O ISS é cobrado em cima das notas fiscais de serviços emitidas por quem realiza o serviço, o prestador – sejam pequenas, médias e grandes empresas ou mesmo profissionais autônomos. As alíquotas variam entre 2% e 5% sobre o valor do serviço, dependendo do tipo de serviço e da definição do município onde foi realizado.

Quais impostos para prestação de serviços?

Quais impostos incidem sobre a prestação de serviços?

  • ISS — Imposto Sobre Serviços.
  • ICMS para empresas prestadoras de serviços.
  • IRPJ em empresa prestadora de serviços.
  • CSLL em empresas prestadoras de serviços.
  • COFINS e PIS empresas prestadoras de serviços.

Qual imposto sobre prestação de serviços?

ISS

Como pagar nota fiscal de serviço?

Para cada nota sujeita a recolhimento de ISS existirá um campo amarelo com um marcador (a direita de cada NF). Um boleto de ISS pode estar associado a uma ou mais notas fiscais de uma competência (ano/mês). Tique todas as notas que você pretende pagar com o boleto e clique em Gerar Boleto.

Quais impostos incidem sobre prestação de serviços pessoa jurídica?

Podemos citar alguns dois principais, como INSS, ISS, IRRF, RAT, FGTS, salário educação, Cofins, PIS e CSLL. Para evitar que você tenha problemas futuros com o Fisco, trouxemos, neste post, as informações sobre 4 tributos que incidem nas prestações de serviços. Continue a leitura e confira!

Como colocar o ISS na nota fiscal?

O ISS é cobrado, portanto, em cima da nota fiscal de serviços emitida pelo prestador (quem fez o serviço) para o tomador (quem contratou aquele serviço). Por exemplo: ao fazer um serviço de manutenção, o prestador emite a nota e, em cima dela, determinado valor de ISS será devido.

Quando devo reter ISS na nota fiscal de serviço?

RETENÇÃO DO ISS. A retenção do ISS será realizada nos serviços prestados em que o imposto seja devido no local de prestação do serviço, nos casos em que os serviços são prestados em local diferente (outro município) do estabelecimento prestador (sede, filial, escritório).

Como saber se um serviço tem retenção de ISS?

Para descobrir o valor de retenção de ISS na fonte para sua empresa optante pelo Simples Nacional, basta consultar o anexo referente a sua atividade, encontrar a linha referente ao seu faturamento e encontrar a alíquota de ISS aplicada ao seu caso.

Quem deve reter o ISS tomador ou prestador?

Na prática, o ISS retido corresponde à obrigação do tomador do serviço de reter o valor referente ao ISS devido pelo prestador no momento do pagamento pelo serviço. Dessa forma, o prestador recebe o valor do serviço contratado já com o desconto do imposto devido na prestação do serviço.