Como os alvéolos pulmonares participam do processo de respiração?

Como os alvéolos pulmonares participam do processo de respiração?

Os alvéolos pulmonares são um local de realização de trocas gasosas, em que o gás carbônico, presente no sangue, passa para o interior dos alvéolos, e o oxigênio, presente no ar inspirado, passa, do interior dos alvéolos, para o sangue. Esse processo é conhecido como hematose.

Qual a importância do surfactante pulmonar?

A principal função do surfactante pulmonar é formar uma camada de filme que permitir a abertura adequada dos alvéolos pulmonares e permitir a respiração, através da: Manutenção da abertura dos alvéolos; Diminuição da força necessária para a expansão dos pulmões; Estabilização do tamanho dos alvéolos.

Qual é a implicação da destruição dos alvéolos pulmonares?

O enfisema pulmonar é uma doença crônica, ou DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), onde ocorre a destruição dos tecidos pulmonares de maneira gradual. Esta destruição acontece nos alvéolos onde é feita a troca gasosa, ou seja, onde absorvemos oxigênio e liberamos dióxido de carbono.

Para que serve os Fosfolipideos do surfactante pulmonar?

A principal função dos fosfolípides é a de atuar como uma molécula que reduz a tensão superficial na interface ar-líquido do interior do alvéolo.

Qual a importância dos capilares sanguíneos?

Capilares sanguíneos são vasos sanguíneos que apresentam um calibre reduzido, e destacam-se por ser locais de trocas de substâncias entre sangue e líquido intersticial. ... É nesses vasos que ocorre a troca de substâncias entre o sangue e os tecidos circundantes.

Quem produz surfactante nos alvéolos pulmonares?

Quem secreta o surfactante é uma célula chamada pneumócito tipo II. A produção se inicia por volta da 20ª semana de gestação, mas é em pequena quantidade e tem baixa qualidade.