O que são Blastomas?

O que são Blastomas?

Blastoma (do grego, blasto- broto/embrião; -oma tumor) é uma neoplasia (tumor), mais comum em crianças, formado a partir de células precursoras, imaturas e indiferenciadas chamadas (blastocitos).

O que é Blastoma pulmonar?

O blastoma pulmonar é um tumor maligno raro, de crescimento rápido, composto por uma mistura de células epiteliais e mesenquimais malignas. Relatamos o caso de uma paciente com hemoptise e uma massa no lobo superior direito.

O que é processo Blastomatoso?

Esse termo "lesão blastomatosa" esta em uso, mas se refere a uma lesão de aspecto tumoral. Caso se confirme a natureza tumoral na biópsia, os próximos passos são realizar o quanto antes os exames de estadiamento (exames de imagem para determinar a extensão da doença) e programar o tratamento.

O que um tumor benigno?

Quando o tumor se dá por crescimento do número de células, ele é chamado neoplasia - que pode ser benigna ou maligna. Ao contrário do câncer, que é neoplasia maligna, as neoplasias benignas têm seu crescimento de forma organizada, em geral lento, e apresenta limites bem nítidos.

Como classificar um tumor benigno?

Os tumores benignos são constituídos por células bem semelhantes às que os originaram e não possuem a capacidade de provocar metástases. Já os malignos são agressivos e possuem a capacidade de infiltrar outros órgãos. Por definição tumores malignos são câncer.

O que é um Condroma?

O condroma é tumor benigno mais comum acometendo a cartilagem cricóide da laringe (75%), manifestando-se comumente no gênero masculino, com disfonia, dispnéia progressiva e disfagia em alguns casos.

Como é um tumor benigno?

Ao contrário do câncer, que é neoplasia maligna, as neoplasias benignas têm seu crescimento de forma organizada, em geral lento, e apresenta limites bem nítidos. Elas tampouco invadem os tecidos vizinhos ou desenvolvem metástases. O lipoma e o mioma são exemplos de tumores benignos.

O que é um tumor Phyllodes?

O tumor Phyllodes (TP) é um tumor incomum que ocorre com maior frequência em mulheres de meia-idade e idosas. É composto por elementos fibroepiteliais e, em sua maioria, apresenta-se como uma neoplasia benigna.