Qual é o conceito de lúdico?

Qual é o conceito de lúdico?

Qualidade daquilo que estimula através da fantasia, do divertimento ou da brincadeira.

O que é pensamento lúdico?

A essência do pensamento lúdico na infância por meio do brincar. 2014. ... É por meio das brincadeiras que se observa a participação e desenvolvimento total do indivíduo, onde exige movimentação física, envolvimento emocional, além do desafio mental provocado em cada um.

O que é o ludico para Piaget?

Piaget (1998) diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo, por isso, indispensável à prática educativa. ... Já Vygotsky (1978) define o brinquedo como algo que preenche as necessidades da criança, o que significa entendê-lo como algo que motiva para a ação.

O que significa dizer que o jogo é lúdico?

O que é Lúdico: Uma atividade lúdica é uma atividade de entretenimento, que dá prazer e diverte as pessoas envolvidas. O conceito de atividades lúdicas está relacionado com o ludismo, ou seja, atividade relacionadas com jogos e com o ato de brincar. Os conteúdos lúdicos são muito importantes na aprendizagem.

Qual é a origem da palavra lúdico?

O lúdico tem sua origem na palavra latina "ludus" que quer dizer "jogo". Se se achasse confinado a sua origem, o termo lúdico estaria se referindo apenas ao jogar, ao brincar, ao movimento espontâneo.

O que significa a palavra ludus?

A palavra “lúdico” é oriunda do latim ludus, que significa brincar ou jogar.

O que significa ludicidade em latim e sua tradução?

Também realizamos tal análise em função da origem semântica da ludicidade, que vem do latim LUDUS, que significa jogo, exercício ou imitação.

O que quer dizer a palavra philia?

A palavra philia (φιλία), embora traduzida por amizade, pode ser entendida como tipo para todas as afeições, consistindo na afeição-matriz mais forte e desenvolvida na cultura da Grécia Antiga.

Qual a visão do autor Paulo Freire sobre o ludico?

O lúdico é subjetivo, permitindo-se assim, fazer relação com o processo de ensino aprendizagem. ... Paulo Freire diz: “Que ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção” (2001, p. 52).