O que é região da cárdia?

O que é região da cárdia?

Cárdia é a região de transição entre o esôfago inferior e o estômago. Cárdia (embora no jargão médico cotidiano haja frequente confusão de género) é um substantivo feminino, segundo todos os dicionários, incluindo o Aurélio e o Michaelis.

O que é o câncer na Cardia?

Câncer na cárdia é mais comum em pessoas acima dos 65 anos; entenda. O câncer que acomete a região na transição entre estômago e esôfago— chamada de cárdia— é mais comum de ocorrer em pessoas entre 65 e 74 anos.

Qual a diferença entre cárdia e piloro?

Anatomicamente, o estômago é dividido em quatro partes: cárdia, fundo, corpo e piloro. Cárdia: Corresponde a transição entre esôfago e estômago. ... Piloro: Situa-se na porção inferior do estômago. O piloro é caracterizado por uma válvula muscular que faz a comunicação entre o estômago e o intestino delgado.

Como surge o câncer na Cardia?

Quando nos alimentamos, o bolo alimentar desce por uma estrutura muscular tubular, chamada esôfago, até desembocar em um reservatório, o estômago. O ponto de transição do esôfago para o estômago chama-se cárdia. E é neste local que pode, então, surgir o câncer de cárdia.

O que é tumor de cárdia?

é definido como aquele localizado na transição entre esôfago e estômago e cujo centro está dentro de 5 cm da JEG (correspondendo ao tipo II de Siewert). Linfonodos na região para aórtica, hiato e regiões infradiafragmaticas. Padrão de invasão linfonodal em 422 pacientes com câncer da cárdia.