Qual é a Lei da duplicata?

Qual é a Lei da duplicata?

"Art. 172. Expedir ou aceitar duplicata que não corresponda, juntamente com a fatura respectiva, a uma venda efetiva de bens ou a uma real prestação de serviço. Pena - Detenção de um a cinco anos, e multa equivalente a 20% sôbre o valor da duplicata.

Qual o prazo para protestar duplicata mercantil?

30 dias Malgrado a duplicata ser uma exceção no que diz respeito à sua emissão – é um título causal – também preconiza uma ressalva quanto a regra do prazo para protesto por nós apresentada: o protesto deve ser efetuado no prazo de 30 dias a contar de seu vencimento (art. 13, § 4º da Lei n. 5.474/68).

Quanto tempo vale uma duplicata?

Prazo para cobrar duplicatas prescritas é de 5 anos.

Como se faz uma duplicata?

Toda duplicata deve, obrigatoriamente, conter:
  1. a denominação “duplicata”, a data de sua emissão e o número de ordem;
  2. o número da fatura;
  3. a data certa do vencimento ou a declaração de ser a duplicata à vista;
  4. o nome e domicílio do vendedor e do comprador;
  5. a importância a pagar, em algarismos e por extenso;
Mais itens...•23 de ago. de 2016

Quanto tempo uma empresa pode protestar um título?

Como vimos, o consenso geral é de que 30 dias de atraso é um prazo que justifica o protesto do boleto em cartório. Antes disso, a empresa deve fazer várias tentativas de cobrança amigável para chegar a um acordo da forma mais tranquila possível e evitar a perda definitiva do cliente.

O que é duplicata DSI?

Duplicata de Prestação de Serviços por Indicação (DSI) - Duplicata original assinada pelo emitente, sem rasuras, com a praça de pagamento Serra e declaração do Art. ... Obs: Em caso de duplicata sem aceite, deve o título vir acompanhado da Declaração apontamento duplicata sem aceite art 734.

Qual é o prazo para protestar uma duplicata?

§ 1º O protesto será tirado na praça de pagamento constante do título. § 2º O portador que não tirar o protesto da duplicata, em forma regular e dentro do prazo de 90 (noventa) dias, contado da data de seu vencimento perderá o direito de regresso contra os endossantes e respectivos avalistas.

Como cobrar uma duplicata vencida?

Por documentação adequada, entende-se que a cobrança de duplicata vencida deve ser acompanhada da nota fiscal à qual diz respeito, do comprovante de recebimento daquele produto ou serviço e do instrumento de protesto que certifique o vencimento.

Pode ser emitida duplicata representativa de mais de uma fatura?

IX - a assinatura do emitente. § 2º Uma só duplicata não pode corresponder a mais de uma fatura.

O que é duplicata e como funciona?

A duplicata é um documento emitido junto da nota fiscal por uma empresa que vende uma mercadoria ou presta um serviço a outra. Ela funciona como prova do contrato de compra e venda entre as partes, na qual consta o valor a ser pago e o vencimento do título. A duplicata funciona como um título de crédito.

Qual o prazo para protestar um boleto bancário?

30 dias Quando protestar um boleto? O boleto de cobrança pode ser protestado a partir do primeiro dia de atraso, sendo indicado utilizar dessa prática quando o pagamento não for realizado 30 dias após o seu vencimento.

Qual é o prazo legal que um cartório tem para apontar um título ou documento?

Ainda de acordo com o art. 87 do Provimento Geral da Corregedoria, a serventia tem o prazo máximo de 24 horas do recebimento do título ou do documento de dívida para realizar o apontamento.

Quantos dias após o vencimento pode protestar?

30 dias Um boleto pode ser protestado a partir do primeiro dia de atraso após o vencimento. Mas é claro que não faz sentido recorrer ao protesto tão cedo. Como vimos, o consenso geral é de que 30 dias de atraso é um prazo que justifica o protesto do boleto em cartório.

Quais as consequências do protesto de título?

Para quem está com o nome protestado, o protesto de título pode causar uma série de restrições financeiras, inclusive a de gerar dificuldades na movimentação de conta corrente, aquisição de crediário, empréstimos ou financiamentos.