Por que o bebê nasce com fissura labial?

Por que o bebê nasce com fissura labial?

Segundo dados do Hospital Sírio-Libanês, o lábio leporino, na grande maioria dos casos, é resultado da combinação da suscetibilidade genética a fatores ambientais, que ainda permanecem controversos entre os médicos, mas acredita-se que o consumo de álcool e cigarro, além de deficiências nutricionais durante a gestação, ...

Como funciona A cirurgia de fissura labial?

Como é feita a cirurgia A cirurgia plástica para lábio leporino e fenda palatina é feita sob anestesia geral, já que é um procedimento delicado e preciso, apesar de simples, sendo necessário que o bebê fique quieto. O procedimento é rápido, dura menos de 2 horas e só é necessário 1 dia de internamento no hospital.

O que significa fissura palatina?

A fissura palatina é uma malformação congênita, decorrente da falta de fusão do palato durante o período intra-uterino. As alterações morfológicas e funcionais decorrentes desta patologia afetam principalmente a alimentação e a fala.

Quais as causas da fissura labial?

“A fissura pode ter causa genética e pode estar associada ou não a outras anomalias. Pode estar relacionada ainda a fatores ambientais como obesidade e deficiência de vitaminas na mãe, ou ao uso de determinados medicamentos, cigarro e álcool no início da gestação”, observa Helder Aguiar.

Quais os tipos de fissura palatina?

De acordo com a classificação de Spina, as fissuras são divididas em quatro categorias, são elas: fissuras pré-forame incisivo, fissura transforame, fissura pós-forame, fissura raras da face.

Quem faz a cirurgia de fissura labiopalatina?

Fonoaudiologia: responsável pelo acompanhamento do desenvolvimento da fala, considerando as dificuldades fonoarticulatórias que as pessoas apresentam em decorrência da fissura.

Por que acontece a fissura palatina o lábio leporino a Micrognatia a Glossoptose?

Não há uma causa exata para o aparecimento dessa doença, mas existem algumas hipóteses que o desenvolvimento desta anomalia pode estar relacionada à hereditariedade, mecanismos intrauterinos e até a fatores metabólicos.

Qual a causa da fenda labial?

Os desequilíbrios hormonais, as deficiências nutricionais e certas drogas utilizadas durante a gestação podem ser apontadas como possíveis causas. A fissura palatina ocorre quando há uma abertura direta entre o palato, ou céu da boca, e a base do nariz.

Como se classificam as fissuras labiopalatinas?

Podem ser classificadas em unilateral (só de um lado), bilateral (nos dois lados) ou mediana (no meio).

Qual estrutura anatomia é empregada na classificação do paciente portador de fissura labiopalatina?

A figura abaixo ajuda a entender onde se localiza o forame incisivo, ponto anatômico de referência no diagnóstico da fissura. No HRAC, adota-se a Classificação de Spina et al1 modificada por Silva Filho et al2 : Fissuras pré-forame incisivo: (ver mais)

Quais os tipos de fissura?

Olin (1960), classifica as fissuras em quatro tipos: Grupo I são as fissuras de lábio, Grupo II são as fissuras de palato, Grupo III são as fissuras de lábio e palato e Grupo IV fissuras de lábio e processo alveolar sem envolvimento do palato (ALTMANN, 1997).

Quais são as causas da fissura palatina?

Tanto fatores ambientais como genéticos podem estar envolvidos na formação de lábio leporino ou fenda palatina. O consumo de tabaco, bebidas alcoólicas ou outras drogas durante a gestação pode aumentar o risco de ter um bebê com lábio leporino ou fenda palatina.