Onde e como ocorre a Granulocitopoese?

Onde e como ocorre a Granulocitopoese?

Após o nascimento, a hemocitopoese ocorre na medula óssea vermelha e em tecidos linfoides. Nessa fase, eritrócitos, granulócitos, linfócitos, monócitos e plaquetas são formadas na medula óssea a partir de células-tronco.

O que é a Granulopoiese?

A granulopoiese ou granulocitopoiese consiste na produção de células sanguíneas brancas que formam os granulócitos que, em circunstâncias normais, praticamente não é um componente ativo da hematopoese como é a eritropoese.

Qual a função do estroma medular?

O estroma medular é o conjunto de células, vasos, nervos e fibras conjuntivas onde se aninham os precursores hematopoiéticos. O microambiente medular é constituído por dois grupos de CT distintas: Mesenquimais e hematopoiéticas.

Qual o tempo de vida dos neutrófilos?

Dentre os leucócitos circulantes, os neutrófilos são o tipo leucocitário mais abundante e compõem a principal barreira do sistema imune inato contra microrganismos, porém, em contraste com os macrófagos (MØ), apresentam um curto período de vida, cerca de 8 a 12 horas na circulação sanguínea, antes de migrarem para o ...

São exemplos de células do estroma medular?

A medula óssea contém um estroma complexo, consistindo de uma rede de tecido conjuntivo e uma variedade de tipos celulares, incluindo fibroblastos, macrófagos, adipócitos-like, células musculares lisas, células reticulares e endoteliais.

O que significa Megacariocitopoese?

A megacariocitopoese é o processo de formação das plaquetas, que também é chamada de trombocitopoese. ... Plaquetas: as plaquetas são originadas de fragmentos do citoplasma de um megacariócito, sendo que um deles pode produzir de duas a oito mil plaquetas em um período de 3 a 12 dias.

Mais tópicos