O que causa a colecistectomia?

O que causa a colecistectomia?

Na grande maioria dos casos, a colecistite é provocada pela obstrução do canal que sai da vesícula biliar (ducto cístico) por cálculos biliares (ou litíase). Esta obstrução provoca uma acumulação de bílis, que causa a inflamação na vesícula.

O que é o que é colecistectomia?

Colecistectomia é um procedimento cirúrgico que consiste na retirada da vesícula biliar, que é o órgão localizado próximo ao fígado. A função da vesícula é ajudar na digestão de gorduras. Além disso, também é onde se concentra a bile, líquido gerado pelo fígado que é despejado no intestino, próximo ao duodeno.

Quando a colecistectomia é indicada?

A cirurgia para retirar a vesícula biliar, tecnicamente chamada de colecistectomia, está indicada no caso de vesícula inflamada, pedras na vesícula ou no caso de câncer.

Qual o nome dado para cirurgia de vesícula?

A cirurgia realizada em casos de pedra na vesícula é a colecistectomia, procedimento no qual é retirada toda a vesícula biliar.

Que tipo de cirurgia é colecistectomia?

A colecistectomia é a cirurgia que tem por objetivo fazer a retirada da vesícula biliar. Não há prejuízos para a saúde do paciente ou a digestão dos alimentos, uma vez que a bile apenas não ficará armazenada, sendo produzida normalmente no fígado e liberada diretamente no intestino.

O que acontece se retirar a vesícula biliar?

Após a remoção da vesícula, o corpo fica sem um órgão para armazenar a bile, sendo assim, o fígado irá liberá-la diretamente no intestino delgado para digerir os alimentos.

Quais os riscos de uma cirurgia de vesícula?

Os riscos da cirurgia de vesícula são mínimos, no entanto os mais graves são a lesão do ducto biliar, hemorragia ou a infecção que podem ocorrer em qualquer intervenção cirúrgica.