O que pode causar hiperprolactinemia?

O que pode causar hiperprolactinemia?

As causas fisiológicas de hiperprolactinemia mais importantes são a gravidez e a amamentação. Além disso, em situações de estresse, exercício e sono ocorre liberação de um ou mais fatores liberadores da PRL, resultando na elevação dos níveis séricos do hormônio.

Quais são os sintomas da hiperprolactinemia?

Quais os sinais e sintomas da produção elevada de prolactina?
  • Falta de libido;
  • Menstruação irregular (oligomenorréia);
  • Ausência da menstruação (amenorreia);
  • Produção de leite sem gestação (galactorreia);
  • Disfunção erétil;
  • Osteoporose;
  • Tumor da hipófise.

Qual o tratamento para hiperprolactinemia?

O tratamento utiliza agonistas dopaminérgicos, sendo disponíveis em nosso país a cabergolina e a bromocriptina. A droga de escolha é a cabergolina, com forte efeito inibitório sobre a secreção de prolactina e menos efeitos colaterais, além de ter duração prolongada permitindo doses uma a duas vezes por semana (1, 10).

Quando é considerado hiperprolactinemia?

As principais causas de hiperprolactinemia estão relacionadas ao aumento da síntese e secreção ou à redução do clearance hepático e renal de prolactina. São considerados valores normais até 20 ng/mL em homens e 30 ng/mL em mulheres não grávidas. Valores abaixo de 25 ng/mL costumam excluir a hiperprolactinemia.

Quanto tempo dura o tratamento de hiperprolactinemia?

pacientes com hiperprolactinemia idiopática, nos pacientes que utilizaram cabergolina e naqueles em que a duração do tratamento foi de no mínimo 2 anos(31). Entretanto, esses pacientes devem ser acompanhados cuidadosamente para avaliação de recidiva da doença.

Qual o remédio para diminuir a prolactina?

Cabertrix® (cabergolina) inibe a produção de prolactina de maneira potente e prolongada. Cabertrix® é uma medicação agonista (que tem a mesma ação) da dopamina, que age na hipófise impedindo que haja produção da prolactina.

Quais medicamentos causam hiperprolactinemia?

A hiperprolactinemia pode ser causada por neurolépticos (fenotiazinas, butirofenonas, risperidona, sulpirida), antidepressivos tricíclicos (amitriptilina, clomipramina), inibidores da monoaminoxidase, alguns anti-hipertensivos (verapamil, reserpina, metildopa), medicamentos de ação gastrointestinal (domperidona, ...

Quais alimentos ajudam a controlar a prolactina?

Roberta Oliveira
ALIMENTOSPERMITIDOS
Carnes e proteínasBovina (todas) Suína (todas) de Aves (todas) de Peixes (todas)
Farinhas e pósAmêndoas Castanhas Cacau em pó (sem açúcar) Coco Linhaça
FrutasAbacate Azeitona Coco Limão Tomate
Frutos do marCamarão Caranguejo Lagosta Lula Ostra Polvo Marisco Mexilhões
Mais 12 linhas•10 de set. de 2016