Qual o período do Classicismo?

Qual o período do Classicismo?

O classicismo iniciou-se em Portugal, em 1527. Entretanto, somente em 1572 ganhou notoriedade, com a publicação de “Os Lusíadas”, de Camões. O Classicismo foi um movimento cultural ocorrido no Renascimento (séculos XV e XVI).

O que é classicismo Brainly?

Classicismo foi um movimento de renovação artístico literário que surgiu na Itália, no século XVI, durante o movimento renascentista, que tinha o significado de renascimento das obras da Antiguidade Clássica da Grécia e de Roma.

Quem é o principal representante do classicismo?

Inspirados nos ideais da cultura greco-romana, os artistas aliados à estética classicista cultivavam o antropocentrismo e o equilíbrio formal. Em Portugal, Luís Vaz de Camões e Sá de Miranda destacaram-se como os principais representantes do classicismo.

Qual o marco final do classicismo?

Seu fim ocorre em 1580, com a unificação da Coroa (União Ibérica) e a morte de Camões ( principal expoente do classicismo em Portugal, autor de Os Lusíadas). O fim do classicismo marca o início do Barroco português.

Qual contexto histórico do barroco explique *?

Contexto histórico do barroco As manifestações barrocas têm como contexto histórico a ocorrência da Reforma e da Contrarreforma, as quais agitaram, sobretudo, a Europa a partir do século XVI.

Por que o barroco é visto como uma arte emocional?

A arte barroca procura comover intensamente o espectador. ... Contrariamente à arte do Renascimento, que pregava o predomínio da razão sobre os sentimentos, no Barroco há uma exaltação dos sentimentos, a religiosidade é expressa de forma dramática, intensa, procurando envolver emocionalmente as pessoas.

Qual a finalidade da arte barroca ao elencar a morte e o sofrimento humano como temas centrais?

Muitos artistas barrocos dedicaram-se a decorar igrejas com esculturas e pinturas, utilizando a técnica da perspectiva. As esculturas barrocas mostram faces humanas marcadas pelas emoções, principalmente o sofrimento. Os traços se contorcem, demonstrando um movimento exagerado.

Por que o homem barroco é marcado pelo conflito?

O barroco é marcado por um conflito interior do homem entre diversos assuntos: fé e razão, corpo e alma, vida e morte, entre outras questões existenciais e religiosas. ... Os autores barrocos faziam bastante uso das hipérboles para mostrar esse exagero, tanto nas obras literárias quanto no próprio conceito do barroco.