O que é aterosclerose e como Preveni-la?

O que é aterosclerose e como Preveni-la?

A aterosclerose é o acúmulo de placas de gordura, cálcio e outras substâncias nas artérias. Esses depósitos dificultam a passagem de sangue dos vasos, o que chega a causar infartos, derrames e até morte súbita. O tratamento depende da severidade do quadro, e vai do uso de remédios a cirurgias de ponte de safena.

O que é arterosclerose?

Descrição: A arteriosclerose, termo genérico para espessamento e endurecimento da parede arterial, é a principal causa de morte no mundo ocidental.

Qual é a causa da doença aterosclerose?

Na maioria das vezes, a aterosclerose está relacionada aos fatores de risco tradicionais, como sedentarismo, alimentação inapropriada, pressão alta, diabetes, colesterol elevado, tabagismo e obesidade.

Qual o tipo de lesão celular está envolvido na arteriosclerose?

A aterosclerose agride essencialmente a camada íntima da artéria. A lesão (AE) típica das formas avançadas da doença é a placa fibrosa- formação esbranquiçada que protunde na luz do vaso.

O que é aterosclerose e como se forma?

A aterosclerose é uma inflamação, com a formação de placas de gordura, cálcio e outros elementos na parede das artérias do coração e de outras localidades do corpo humano, como por exemplo cérebro, membros inferiores, entre outros, de forma difusa ou localizada.

Como ocorre a fisiopatologia da aterosclerose?

Fisiopatologia. A lesão aterosclerótica nas artérias, que começam silenciosamente na infância, ocorrem primariamente a partir de dois processos: acúmulo de colesterol e a proliferação de células musculares lisas na túnica íntima.

O que é Mediosclerose de monckeberg?

ou Calcinose da média ou ainda Arteriosclerose de MONCKEBERG: Conceito: Doença senil cuja característica é o endurecimento das artérias musculares (ou distribuidoras ou de pequeno e médio calibre), devido à uma calcificação da túnica média (muscular).

Por que aparecem células esponjosas e espumosas?

Depósitos de lipídios estão presentes dentro de células denominadas de “células espumosas” ou “foam cells”. Elas podem ser derivadas das células musculares lisas modificadas (miogênicas). Pela microscopia eletrônica estas aparecem alongadas com numerosos filamentos, reticulo endoplasmático rugoso e vasos pinociticos.