O que são políticas contábeis segundo as normas internacionais de contabilidade?

O que são políticas contábeis segundo as normas internacionais de contabilidade?

As Políticas Contábeis são princípios específicos, fundamentos, convenções, regras e práticas aplicadas por uma entidade ao preparar e apresentar suas demonstrações financeiras. Como exemplo de política contábil, podemos citar: método de avaliação dos estoques e tipo de avaliação do ativo imobilizado.

São exemplos de políticas contábeis significativas?

São exemplos de mudança de política contábil, a mudança do regime de caixa para o de competência (ou vice versa), a mudança de tratamento contábil, reconhecimento ou mensuração de uma transação, evento ou condição de acordo com um regime contábil.

Qual o objetivo do CPC 23?

O Pronunciamento tem como objetivo melhorar a relevância e a confiabilidade das demonstrações contábeis da entidade, bem como permitir sua comparabilidade ao longo do tempo com as demonstrações contábeis de outras entidades.

O que é mudança de política contábeis?

Mudanças em estimativas de Política Contábil são: Ajustes nos saldos contábeis de ativos ou de passivos ou do montante de consumo periódico de um ativo. Que decorre da avaliação da situação atual e dos benefícios futuros esperados e das obrigações associadas com ativos e passivos.

O que diz a IAS 8?

O IAS 8 prevê que devem ser adotadas, para uma determinada transação, as políticas contábeis definidas nas normas e interpretações do IASB aplicáveis a essa transação.

Como é tratada a retificação de erros de acordo com o CPC 23?

A retificação de erro de período anterior deve ser excluída dos resultados do período em que o erro é descoberto. Qualquer informação apresentada sobre períodos anteriores, deve ser retificada para períodos tão antigos quanto for praticável. As correções de erro distinguem-se de mudanças nas estimativas contábeis.

Que meio a entidade deve utilizar para divulgar suas políticas contábeis significativas?

A entidade deve divulgar no resumo de políticas contábeis significativas as bases de mensuração utilizadas na elaboração das demonstrações contábeis e outras políticas contábeis utilizadas que sejam relevantes para a compreensão das demonstrações contábeis.

Em quais as situações que são utilizadas as notas explicativas?

As Notas Explicativas visam fornecer as informações necessárias para esclarecimento da situação patrimonial, ou seja, de determinada conta, saldo ou transação, ou de valores relativos aos resultados do exercício, ou para menção de fatos que podem alterar futuramente tal situação patrimonial.

O que são erros para o CPC 23?

Tais erros incluem os efeitos de erros matemáticos, erros na aplicação de políticas contábeis, descuidos ou interpretações incorretas de fatos e fraudes. Aplicação retrospectiva é a aplicação de nova política contábil a transações, a outros eventos e a condições, como se essa política tivesse sido sempre aplicada.

Qual o alcance do CPC 23 IAS 8?

CPC 23/IAS 8: procedimentos relacionados à política contábil, estimativa contábil e retificação de erro. No artigo de hoje serão tratados temas avançados do CPC 23, correlacionado à norma internacional contábil IAS 8, que trata de Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro.

Quando uma mudança na política contábil é aplicada retrospectivamente?

Quando uma mudança na política contábil é aplicada retrospectivamente, a entidade deve ajustar o saldo de abertura de cada componente do patrimônio líquido afetado para o período anterior mais antigo apresentado e os demais montantes comparativos divulgados para cada período anterior apresentado, como se a nova ...

Quando é permitida a aplicação prospectiva na mudança de política contábil?

A mudança na política contábil é permitida mesmo que seja impraticável aplicar a nova política, prospectivamente, a partir de qualquer período anterior.

Quais são os objetivos da IAS 8?

Essa norma destina-se a melhorar a relevância, a confiabilidade e a comparabilidade das demonstrações contábeis das instituições. O IAS 8 prevê que devem ser adotadas, para uma determinada transação, as políticas contábeis definidas nas normas e interpretações do IASB aplicáveis a essa transação.

Como é tratada a retificação de erros de acordo com o CPC 23 e qual aspecto qualitativo da informação contábil é tratado a partir de sua implementação?

A retificação de erro de período anterior deve ser excluída dos resultados do período em que o erro é descoberto. Qualquer informação apresentada sobre períodos anteriores, deve ser retificada para períodos tão antigos quanto for praticável. As correções de erro distinguem-se de mudanças nas estimativas contábeis.

Quando a política contábil deve ser alterada em conformidade com o CPC 23?

A política contábil adotada pela entidade deverá ser alterada nas situações em que a mudança: seja exigida por Pronunciamento, Interpretação ou Orientação; ou.

Quanto às fontes de incerteza na estimativa como deve ser divulgado nas notas explicativas?

a) A entidade deve divulgar nas notas explicativas as fontes principais da incerteza das estimativas à data do balanço que tenham risco significativo de provocar modificação material nos valores contábeis de ativos e passivos durante o próximo. CORRETO. 125.

O que é a CPC 26?

Resumo:O Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC, aprovou em julho de 2009 o CPC 26, que consiste em normatizar a apresentação das Demonstrações Financeiras, correlacionando-as às Normas Internacionais de Contabilidade – IAS 1.

Como podemos exemplificar notas explicativas?

As notas explicativas são informações que visam complementar as demonstrações financeiras e esclarecer os critérios contábeis utilizados pela empresa, a composição dos saldos de determinadas Contas, os métodos de depreciação, os principais critérios de avaliação dos elementos patrimoniais etc.

São informações exigidas por lei como notas explicativas?

São informações exigidas por lei como notas explicativas, EXCETO: a) Os investimentos em outras sociedades, quando relevantes. b) Os principais critérios de avaliação dos elementos patrimoniais. c) A taxa de juros, as datas de vencimento e as garantias das obrigações a longo prazo.