O que é letalidade em epidemiologia?

O que é letalidade em epidemiologia?

LETALIDADE ou fatalidade ou ainda, taxa de letalidade relaciona o número de óbitos por determinada causa e o número de pessoas que foram acometidas por tal doença.

Como calcular taxas em epidemiologia?

Proporção – quociente entre duas medidas, estando o numerador incluído no denominador. Pode ser usada para estimar a probabilidade de um evento.

Quais são os indicadores de saúde Socioeconômicos?

Os indicadores socioeconômicos utilizados foram os critérios de alocação de recursos financeiros destinados à saúde, os índices de desenvolvimento humano municipal, de Theil e de Gini e as condições de saneamento.

Quais são os parâmetros que utilizamos para mensurar os indicadores em saúde?

Conheça-os:

  1. Saúde, incluindo condições demográficas;
  2. Alimentos e nutrição;
  3. Educação, incluindo alfabetização e ensino técnico;
  4. Condições de trabalho;
  5. Situação de emprego;
  6. Consumo e economia gerais;
  7. Transporte;
  8. Moradia, incluindo saneamento e instalações domésticas;

Quais os indicadores de saúde utilizados na odontologia?

Os indicadores pactuados pelo Ministério da Saúde são: cobertura de primeira consulta odontológica programada e proporção entre exodontias de dentes permanentes e procedimentos odontológicos individuais; e razão entre procedimentos odontológicos coletivos e a população de 0 a 14 anos de idade.

O que é primeira consulta odontológica Programatica?

A primeira consulta odontológica programática é aquela em que o exame clínico odontológico do paciente é realizado com finalidade de diagnóstico e, necessariamente, elaboração de um plano preventivo-terapêutico (PPT), no âmbito de um programa de saúde.

Quais os fatores biológicos que podem influenciar no processo de adoecimento?

Os determinantes fixos ou biológicos, de que são exemplo a idade, sexo e fatores genéticos; os determinantes económicos e sociais, de que são exemplo a posição o estrato social, o emprego, a pobreza, a exclusão social; os ambientais, tais como a qualidade do ar e da água, ambiente social; os de estilos de vida, sendo a ...