Quando podemos utilizar a pesquisa quantitativa e qualitativa?

Quando podemos utilizar a pesquisa quantitativa e qualitativa?

Pesquisa qualitativa também é usada para descobrir tendências de pensamento e opiniões. A pesquisa quantitativa é usada para quantificar um problema por meio da geração de dados numéricos ou dados que podem ser transformados em estatísticas utilizáveis.

O que é pesquisa qualitativa em um artigo?

A pesquisa qualitativa pode ser caracterizada por um espectro de métodos e técnicas, adaptados ao caso específico, ao invés de um método padronizado único. Ressaltam, assim, que o método deve se adequar ao objeto de estudo.

O que é pesquisa ação Segundo Gil?

Pesquisa-Ação: um tipo de pesquisa com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo (THIOLLENT, 1986, p.

O que é a matéria de metodologia científica?

Metodologia científica é o estudo dos métodos ou dos instrumentos necessários para a elaboração de um trabalho científico. É o conjunto de técnicas e processos empregados para a pesquisa e a formulação de uma produção científica. ... É a fase da investigação e da coleta de dados sobre o tema a ser estudado.

Quais são as visões sobre método de procedimento Segundo Lakatos e Gil?

Quanto aos métodos de procedimentos, não são exclusivos entre si e devem ser adequados a cada área de pesquisa. ... Segundo LAKATOS e MARCONI (1991), os principais métodos de procedimentos, na área de estudos sociais, são: histórico, comparativo, monográfico, estatístico, funcionalista, estruturalista etc.

O que é método de procedimento monográfico?

O método monográfico consiste no estudo de determinados indivíduos, profissões, condições, instituições, grupos ou comunidades, com a finalidade de obter generalizações.

O que é método científico de acordo com Lakatos?

Marconi e Lakatos (2003) definem que o método científico é dividido em quatro etapas, sendo elas: a) A observação que é a etapa em que há execução dos questionamentos sobre o fato observado, a formulação de uma hipótese que é uma possível explicação para o problema em questão; b) A experimentação, onde o pesquisador ...

O que é o método experimental?

O método experimental como o próprio nome já diz é uma experiência é uma fase de testes, a partir do qual o cientista busca a comprovação ou não dos fenômenos ou fatosem estudos. Ele passa por várias etapas como observação, hipótese, experimentação e generalização e teoria.