Que condições devem ser atendidas para que duas proposições sejam equivalentes?

Que condições devem ser atendidas para que duas proposições sejam equivalentes?

Ora, duas proposições são equivalentes quando elas dizem EXATAMENTE a mesma coisa; quando elas têm o mesmo significado; quando uma pode ser substituída pela outra; quando elas possuem os mesmos valores lógicos. Ou seja, quando uma for verdadeira, a outra também será; quando uma for falsa, a outra também será.

Quando uma proposição é falsa?

Princípio da Identidade: Uma proposição Verdadeira é Verdadeira, e uma proposição Falsa é Falsa. Princípio do Terceiro Excluído: Uma proposição ou é verdadeira ou falsa não existindo uma terceira possibilidade. Princípio da Não-Contradição: Uma proposição não pode ser verdadeira e falsa simultaneamente.

Quando podemos considerar duas proposições logicamente equivalentes entre si?

Dizemos que duas proposições são logicamente equivalentes (ou simplesmente equivalentes) quando os resultados de suas tabelas-verdade são idênticos.

É correto afirmar que a expressão P q é equivalente a?

A expressão (p --> q) ^( q --> p) é equivalente a : p q p --> q p q q --> p Gabarito Comentado 4.

O que é uma afirmação equivalente?

Dizemos que duas proposições “p” e “q” são equivalentes se os resultados de suas tabelas-verdade são idênticos (ou seja, as colunas com os valores de p e q são iguais). Para dizer que “p” e “q” são equivalentes, escrevemos “p = q”.

Qual é a negação de P q?

¬(P ^ Q ) ¬P v ¬Q Para negarmos uma proposição composta ligada pelo conectivo operacional “E” , basta negarmos ambas as proposições individuais(simples) e trocarmos o conectivo “e” pelo conectivo”ou”. Ou seja, transformaremos uma conjunção em uma disjunção. Vejamos; Ex:“Pedro é Mineiro e João é Capixaba”.