Como escrever uma petição inicial perfeita?

Como escrever uma petição inicial perfeita?

Passo a passo de como fazer uma petição inicial

  1. Defina uma estratégia. O jogo processual inicia muito antes da petição inicial. ...
  2. Adote o seu próprio modelo. ...
  3. Atente os requisitos da petição inicial. ...
  4. Narre a história do seu cliente. ...
  5. Deixe de lado a estrutura: dos fatos, do Direito e do pedido. ...
  6. Elabore um bom fechamento.

Para que serve a petição inicial?

A petição inicial, como o nome já diz, é primeiro ato para a formação do processo judicial. Trata-se de um pedido por escrito, onde a pessoa apresenta sua causa perante a Justiça, levando ao juiz as informações necessárias para analise do direito.

Qual é o objetivo da petição?

A petição é o instrumento pelo qual o advogado transmitirá as pretensões de seus clientes ao órgão competente para apreciação, narrando os fatos, os seus fundamentos legais e também o pedido, ou seja, aquilo que se espera efetivamente.

Como protocolar petição no Tj-sp?

Feito o login, clicar sobre o menu Peticionamento Eletrônico → Peticionamento Eletrônico de 1º Grau → Petição Inicial de 1º Grau. Com isso, será aberta a tela Petição Inicial de 1º Grau. Na tela Cadastrar dados básicos deverão ser indicados os dados referentes à identificação do peticionante e do protocolo do processo.

Como protocolar petição no Tj-rj?

Para isso:

  1. Acesse a página do TJERJ;
  2. Clique na opção Andamentos por e-mail no menu à esquerda da tela;
  3. Preencha os campos Conta ou email e Senha;
  4. Clique no botão Entrar;
  5. Uma vez logado, selecione a opção Criar petição, que fica ao lado esquerdo na pasta petição eletrônica - Lei 9800/99.

Como protocolar uma petição no PJe?

Uma forma ágil de protocolar o processo no PJe é usando o PeticionaMais, uma plataforma para envio de petições que unifica os sistemas dos diversos Tribunais. Em resumo, o que o PeticionaMais é reunir dentro da plataforma os vários sistemas dos Tribunais brasileiros.

Como distribuir processo no Tj-rj?

Na opção Distribuição Eletrônica, selecione a comarca "Capital"; em Competência , selecione "Juizado Especial Cível"e em Classe, selecione "Procedimento do Juizado Especial Cível/Fazendário". Ao habilitar a opção Distribuição, selecione os juizados desejados.

Como acessar processo no Tj-rj?

Para acessá-lo, o interessado, seja ele parte ou procurador em sentido amplo, deverá realizar o cadastro presencial em quaisquer das serventias habilitadas (Ato Normativo TJ N. 30, de , ou o cadastro eletrônico através do sítio do Tribunal de Justiça (Resolução TJ/OE/RJ Nº 35/2012).

Como faço para ter acesso a um processo?

Sim. No Portal do Tribunal de Justiça, no menu "Consulta de Processos" localizado no canto superior direito da página se estiver com o número do processo. A pesquisa também pode ser feita pelo número do processo ou pelo nome das partes no segmento “Cidadão”, link "Consulta de Processos".

Como baixar o processo inteiro no Tj-rj?

Foi lançado recentemente o site https://processointegral.com.br/. Através do serviço disponibilizado no site, por meio de pagamentos com mercadopago ou paypal, todos poderão baixar processo na íntegra do site do TJRJ. O preço é de R$39,90 para cada 1500 páginas.

Como adquirir senha provisória no Tribunal de Justiça RJ?

Clique no menu Processo, no submenu Consulta de Processo Eletrônico e em seguida clique em Gerar Senha. Figura 2 – Menu Processo/Consulta de Processo Eletrônico /Gerar Senha. Preencha o número do processo e pressione ENTER. Preencha o campo Dias e pressione TAB.

O que é sistema DCP do Tj-rj?

DCP - Sistema de Distribuição e Controle de Processos - Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Como fazer download de todo o processo no PJe?

Acessar opção Acervo geral; Pesquise e escolha o processo que deseja visualizar os documentos; Ao lado do número do processo, clique em Ver detalhes (para visualizar com os documentos disponíveis); Clique na opção Download de documentos em PDF.

Como baixar processo em PDF?

Como salvar documentos no formato PDF

  1. Abra o documento da petição no editor de textos;
  2. Confira as informações e faça alterações, caso necessário;
  3. Clique no menu Arquivo, localizado no canto superior esquerdo do editor;
  4. Entre as opções deste menu, clique em Imprimir;

Como apensar processos no PJe?

1 – Observar se há determinação/despacho para a associação dos processos que deseja associar. 2 – Verificar qual o processo que ficará como cabecel – normalmente é o número menor, ou seja, aquele que foi distribuído primeiro. 3 – Na aba Processo → Outras Ações → clicar em Associar processos.

Como arquivar os processos no PJe?

Clicando no botão "Arquivar provisoriamente", o sistema, além de registrar o movimento processual "Arquivados os autos provisoriamente", encaminhará o processo para a tarefa Arquivo provisório.

Como apensar processo no PJe TJMG?

Para acessar os processos que são apensados é necessário abrir os autos, clicar no Menu interno e selecionar a aba “Associados”, localizada nos detalhes do processo. Se houver desapensamento o processo deixa de constar na listagem.

Como consultar um processo migrado para o PJe?

No painel do advogado no sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe), o menu Processos/Pesquisar/Consulta Processo de Terceiros direciona o usuário para a consulta processual pública.

Mais tópicos