Qual o significado mais comum da palavra burguês?

Qual o significado mais comum da palavra burguês?

Significado de burguês [Política] No sistema capitalista, aquele que faz parte da burguesia, da classe dominante que detém o controle dos bens de produção e do capital. Pessoa que pertence à classe média, por oposição à classe dos operários e campônios.

Quem era o burguês durante o surgimento na Idade Média?

A burguesia surge no fim da Idade Média, com a expansão do comércio e das cidades medievais. ... O conceito de burguesia foi mudando com o tempo: na Idade Média eram os comerciantes; e durante a Revolução Industrial, os banqueiros e empresários.

Quem eram os burgueses como foi o processo de seu surgimento?

Originalmente, o termo burguesia está associado ao vocábulo “burgos”, como eram chamadas as pequenas cidades que surgiram com o renascimento da atividade comercial no fim da Idade Média. Dessa forma, a palavra burguesia surge para denominar a classe social comerciante que ascendia com o enfraquecimento do feudalismo.

O que significa o renascimento comercial e urbano?

História Geral. O renascimento comercial e urbano aconteceu na passagem da Alta Idade Média para a Baixa Idade Média. Esse processo resultou em grande crescimento comercial, adormecido desde a desagregação do Império Romano do Ocidente, e em grande crescimento urbano.

Quais fatores levaram ao renascimento urbano e comercial na Baixa Idade Média?

O renascimento urbano foi resultado direto do aumento populacional decorrente do aumento da produção de alimentos, e também da melhoria no clima nos séculos X e XI. O aumento populacional e a existência de um quadro social de grande opressão, a servidão, levavam muitos camponeses a fugirem das suas terras.

Quais as consequências do renascimento cultural e científico?

F) Consequências:  Fortalecimento da burguesia.  Enfraquecimento da Igreja Católica.  Avanços científicos.  Aumento da perseguição aos burgueses pela Igreja Católica.