O que é o fenômeno de maré vermelha?

O que é o fenômeno de maré vermelha?

A maré vermelha é um fenômeno natural que provoca manchas de coloração escura na água do mar. As manchas são causadas pelo crescimento excessivo de algas microscópicas presentes no plâncton marinho, num processo chamado de floração.

O que é uma alga unicelular?

As algas são seres vivos uni ou multicelulares e autotróficos. Possuem clorofila a - que auxilia na fotossíntese - clorofilas acessórias e pigmentos. Seu corpo, com tecidos verdadeiros ausentes, é chamado de talo. ... As algas unicelulares costumam ser componentes do plâncton: comunidade de organismos que flutuam na água.

Como se processa a alimentação das Euglenas e como são chamadas?

Embora muitas espécies realizem fotossíntese usando pigmentos de clorofila, elas também se alimentam de outros organismos, envolvendo-as em suas membranas celulares através de um processo conhecido como fagocitose.

Como as Euglenas se alimentam?

Eles alimentam-se principalmente de partículas sólidas encontradas na água e de compostos orgânicos nela dissolvidos. Outros representantes das euglenófitas possuem cloroplastos e são capazes de realizar o processo de fotossíntese.

Qual a importância do vacúolo contrátil?

Por fim, temos os vacúolos pulsáteis, também denominados de vacúolos contráteis. Essa estrutura é encontrada em alguns protistas de água doce, tais como os paramécios e euglenas. A função dessa organela é eliminar o excesso de água que entra nesses organismos por osmose ou que foi absorvida com o alimento.

O que é vacúolo contrátil e qual sua importância?

Os vacúolos contráteis são aqueles que apresentam como função bombear o excesso de água presente no interior da célula para fora dela. Essa estrutura está presente em eucariontes unicelulares que vivem em ambientes aquáticos de água doce, como as amebas. ... Além disso, esse vacúolo é também responsável pela excreção.

O que se pode esperar como resposta do vacúolo contrátil?

a)A função do vacúolo contrátil ou pulsátil, nos protozoários de água doce, é realizar o controle osmótico, expulsando o excesso de água que entra por osmose na célula. Desta forma, o vacúolo pulsátil mantém a concentração de sais constante dentro do protozoário(o qual é hipertônico em relação ao meio).

O que se pode esperar como resposta do vacúolo contrátil Se colocarmos o protozoário de água doce em uma solução de mesma tonicidade do seu protoplasma *?

b) O que se pode esperar como resposta do vacúolo contrátil, se colocarmos o protozoário de água doce em uma solução de mesma tonicidade do seu protoplasma? ... I — Tratamento da água.

Em que condições ambientais o vacúolo entra em atividade?

Resposta. em meio hipotônico, os vacúolos pulsáteis entram em atividade com a finalidade de eliminar o excesso de água que penetra na célula, passivamente, por osmose.

Qual é a função do vacúolo contrátil dos protozoários de água doce?

O vacúolo pulsátil ou contrátil tem a função de realizar o equilíbrio osmótico (osmorregulação). A água doce é meio hipotônico em relação ao protozoário e, por osmose, a água é absorvida. Para que o protozoário não venha a explodir, o vacúolo pulsátil expulsa o excesso de água.

Qual é a função do vacúolo pulsátil dos protozoários de água doce por que esta organela geralmente não existe nos protozoários marinhos *?

O vacúolo pulsátil dos protozoários são responsáveis por regular o controle osmótico (o tanto de água que entra). Funciona expulsando o excesso, para que ele não "exploda".

Qual é a função do Micronúcleo?

Possuem dois tipos de núcleos: micronúcleo ou macronúcleo. O micronúcleo atua no processo de reprodução (assexuada e sexuada). Já o macronúcleo, além de participar do processo de reprodução assexuada, atua também no metabolismo das células. - São microrganismos que só podem ser visualizados com uso de microscópio.

Qual é a função do Macronucleo?

O macronúcleo tem como principal função o metabolismo (síntese do DNA e RNA), a não ser quando está envolvido no processo de reprodução celular que, neste caso, se dá por conjugação entre dois indivíduos, em que estes de emparelham e procedem então à troca de material por meio de uma ponte citoplasmática (com a emissão ...

Qual a função do Paramécio?

O paramécio é um protozoário unicelular que pertence ao reino protista. É encontrado principalmente em um ambiente de água doce e se locomove através de cílios presentes por toda a sua membrana celular. ... A principal função desses cílios é ajudar tanto na locomoção quanto no arraste do alimento para sua cavidade oral.

Qual a função do Tricocistos?

Em Paramecium e em outros ciliados, os extrussomos estão em forma de garrafas, conhecidos por tricocistos, e alternam-se com os alvéolos. Esses tricocistos funcionam na defesa contra predadores.

O que é um Paramécio?

Significado de Paramécio substantivo masculino Protozoário do ramo dos ciliados, comum nas águas doces estagnadas, cujo corpo atinge, às vezes, 1/5 de mm de comprimento.

O que são os filamentos chamados de Tricocistos que o paramecium libera?

Os tricocistos filamentosos em Paramecium e outros ciliados são descarregados como filamentos compostos por um caule com estriações cruzadas e uma ponta. Os toxicistos (em Dileptus e certos protozoários carnívoros) tendem a estar localizados ao redor da boca.

Onde pode ser encontrado um Paramecio?

Paramecium é um género bem conhecido de protozoários ciliados,[1] com dimensões entre 50 e 300 micra, dependendo das espécies. ... As paramécias habitam na água doce e estão especialmente frequentes em pequenas poças de água suja (por exemplo, perto de estábulos).

É representante do grupo de flagelados e sua ocorrência causa diarreias e desconforto intestinal?

A giardíase locomove-se por meio de flagelos . É representante do grupo de flagelados e sua ocorrência causa diarreias e desconforto intestinal.

O que ocorre com o Paramécio para que não estoure de tanto absorver água?

O Paramecium, por exemplo, é encontrado em ambientes hipotônicos, porém para evitar a absorção excessiva de água, conta com um vacúolo contrátil. Esse vacúolo funciona como uma bomba que força o excesso de água para fora da célula do protozoário.