Qual a diferença entre a polinização das gimnospermas e angiospermas?

Qual a diferença entre a polinização das gimnospermas e angiospermas?

Nas Gimnospermas a polinização é feita pelo vento, já nas angiospermas existem uma variedade de agentes polinizadores (autopolinização, pelo vento, pela água, por animais em geral destacando os insetos, as aves e os morcegos).

São representantes das gimnospermas e das angiospermas respectivamente?

São representantes das gimnospermas e das angiospermas respectivamente: A. ciprestes e sequóias.

Quais são as estruturas evolutivas das gimnospermas e angiospermas?

As plantas gimnospermas possuem raiz, caule, folhas e sementes. Não existem flores e frutos. Apresentam, ainda, vasos condutores, xilema e floema. O desenvolvimento das sementes e do grão de pólen foi uma grande conquista evolutiva das gimnospermas.

Quais são as estruturas reprodutivas das angiospermas?

As flores são as estruturas responsáveis pela reprodução das angiospermas. No interior das anteras, órgãos reprodutores masculinos, formam-se os grãos de pólen que contêm os gametas masculinos. ... É pelo tubo polínico que os gametas masculinos se encontram com os gametas femininos no ovário, onde ocorre a fecundação.

Quais os grupos de gimnospermas?

As gimnospermas se dividem em quatro grupos: Cycadophyta (cicadáceas), Ginkgophyta (ginkgos), Coniferophyta (coníferas) e Gnetophyta (gnetófitas). Os pinheiros são as gimnospermas mais comuns, com mais ou menos 90 espécies e, assim como as outras coníferas, suas folhas são adaptadas a ambientes áridos.

Como ocorre o ciclo de vida e reprodução das gimnospermas?

A reprodução das gimnospermas ocorre independentemente da água, graças aos estróbilos. ... Os grãos de pólen são levados para os estróbilos femininos principalmente pelo vento (anemofilia polinização pelo vento) e quando chega ao óvulo, o grão desenvolve o tubo polínico, que leva o gameta masculino até o gameta feminino.

Como ocorre a frutificação?

Após a polinização, inicia-se a formação do fruto, que começa com a flor dando sinais de que sua função está terminada, pois ela começa a murchar e a parte da haste que segura a flor começa a crescer, formando o fruto.

O que se transforma em fruta?

O ovário da Flor é transformado em fruto após fertilização e dentro do dele estão os óvulos que serão transformados em sementes que são encerradas dentro da fruta. A parede do ovário começa a engrossar e tornar-se a parede do fruto e é chamado de pericarpio, cuja função é proteger as sementes.

O que é o que é sou o órgão de reprodução de algumas plantas?

O gameta nada mais é do que as células reprodutivas das plantas. A maior parte das plantas possui um conjunto de estruturas reprodutivas masculinas chamado androceu e um conjunto de estruturas reprodutivas femininas chamado gineceu.