Quais são as pragas do tomateiro?

Quais são as pragas do tomateiro?

Principais Pragas do Tomateiro

  • Traça-do-tomateiro.
  • Mosca branca.
  • Ácaros.
  • Larva minadora.
  • Tripes.
  • Pulgões.
  • Lagarta-rosca, Broca grande, Broca pequena, Lagarta-militar.
  • Burrinho.

Porque o pé de tomate murcha?

O sintoma mais comum da contaminação do tomateiro é a murcha da planta de cima para baixo. Que ocorre devido a interrupção dos vasos condutores de água, que são chamados de xilema. ... Dessa forma, nas condições ideais para a bactéria, ela se multiplica e a água é impedida de chegar ao topo de planta.

Como acabar com fungos nos pés de tomate?

Para combater o míldio do tomateiro. Ferver um molho de hortelã e coentros. Eles produzem uma calda perfumada com a qual se pulverizam os tomateiros.

Como acabar com a ferrugem no tomate?

Aos primeiros sinais, retire as folhas afetadas e lembre-se de variar a zona onde planta os tomateiros a cada ano. No combate ao míldio no tomateiro, pode pulverizar a água onde ferveu um pequeno molho de hortelã e coentros sobre a planta. Já contra o Oídio, uma solução de bicarbonato de sódio pode ser a solução.

Como matar pragas no tomateiro?

O uso de inseticidas e acaricidas químicos tem sido a principal tática de combate às pragas do tomateiro.

Como acabar com a traça do tomate?

O uso do controle biológico no controle da traça-do-tomateiro é feito com o parasitóide Trichogramma pretiosum em liberações semanais na lavoura, associada a aplicações do inseticida biológico Bacillus thuringiensis ou de inseticidas com alta seletividade, tais como os reguladores de crescimento – Chlorfluazuron, ...

Como acabar com a broca do tomateiro?

O principal método de controle para a broca-grande-do-tomateiro é o químico, através de inseticidas. Atualmente, existem aproximadamente 38 produtos químicos registrados para o controle de broca-grande-do-tomateiro.

Como matar cochonilha branca?

O insumo pode ser encontrado em lojas de produtos para jardins. Para controlar as formigas, basta colocar talco na base das plantas. “Qualquer talco, o perfume não faz mal”, adianta. E, para pulgões e cochonilhas, a jardineira tem uma receita de detox que é tiro e queda.

Como matar bichinho branco nas plantas?

Para combater esse tipo de praga de jardim, passe uma escovinha na planta com água e sabão de coco retirando as partes mais atacadas. Se a cochonilha estiver no substrato, submerja a planta em um vaso de água com umas gotinhas de detergente.

O que fazer para eliminar percevejo das plantas?

Manuel de jardinagem: como podar cada espécie

  1. PIMENTA E ALHO. Bons para | Repelir insetos que atacam o jardim. ...
  2. COENTRO. Bom para | Combater ácaros e pulgões. ...
  3. CAMOMILA. Boa para | Combater fungos. ...
  4. SABÃO EM BARRA. Bom para | Combater cochonilhas, percevejos e ácaros. ...
  5. CEBOLA. ...
  6. COMBINAÇÃO PODEROSA.

Como tratar a resinose?

A pulverização dos estipes encoivarados com inseticida de contato a 0,1% é uma opção desejável. Nesse tipo de operação, o jato da calda deve ser direcionado para as extremidades dos pedaços cortados e a pulverização repetida a cada 15 dias durante os dois primeiros meses, bem como, a cada nova deposição de material.

Como fazer fungicida com leite?

A receita para uso do leite no combate do oídio é bem simples: basta preparar uma solução de 5% de leite de vaca cru e 95% de água e pulverizá-la sobre a plantação. Os estudos que chegaram a essa mistura foram feitos pelo pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, Wagner Bettiol, que participa do programa.

Como usar leite nas plantas?

Sim, até o leite pode ser benéfico para as suas plantinhas. Dilua 100 ml de leite em 1 L de água. "Borrifando nas folhas, essa água com leite atuará como fungicida. O líquido possui vários sais e aminoácidos e seu uso torna as plantas mais resistentes e evita o aparecimento de bichos causadores de doenças.

Como acabar com fungos em pé de limão?

Para retirar o fungo preto das folhas, faça aplicação de calda com 1% de óleo mineral ou vegetal, repetindo o procedimento com um intervalo de 10 dias.

O que passar nas plantas?

Confira cinco receitas caseiras para eliminar de vez as pragas do seu jardim ou horta:

  1. DETERGENTE. Misture meia colher de sopa de detergente neutro em 500 ml de água e borrife em toda a planta.
  2. ÓLEO DE NEEM. ...
  3. ÁLCOOL ISOPROPÍLICO. ...
  4. ÁGUA OXIGENADA. ...
  5. FUMO DE CORDA OU DE ROLO.

Para que serve canela nas plantas?

Entre as várias utilidades da canela na sua horta e jardim, destaco: ajuda a enraizar as estacas, evita o aparecimento fungos, afasta pragas de insectos, entre outras. Conheça neste artigo alguns dos principais benefícios da canela no seu jardim ou horta e comece a incluí-la na rotina de cuidados das suas plantas.

Como eliminar pragas do hortelã?

Hortelã como repelente natural Ferva a hortelã na água, deixe esfriar, coe e pulverize sobre as plantas. O chá de hortelã é muito útil para as plantas em geral, protegendo-as. Fresca: deve ser acondicionada na geladeira em saco plástico, por alguns dias.

Qual o veneno para matar barata?

K-othrine 2P - VenenoMata Barata Pulga Formiga - Bayer - 1kg. O K-Ohtrine 2P é um inseticida com formulação em pó indicado para o controle de baratas, pulgas e formigas.

Como se livrar de baratas no quarto?

Para isso, basta misturar açúcar com bicarbonato e espalhar em potinhos devidamente posicionados em pontos estratégicos da casa. Enquanto o açúcar atrai as baratas, o bicarbonato acaba por envenenar o inseto.