O que é alusão em um texto?

O que é alusão em um texto?

Alusão: O termo “alusão” é derivado do latim (alludere) e significa “para brincar”. É também chamado de “referência”, de forma que faz uma referência explícita ou implícita ao texto-fonte.

Como fazer alusão na redação?

Para começar a redação por alusão histórica, é preciso recordar-se de um momento da História em que algo relevante para o tema tenha acontecido e citá-lo, relacionando-o ao contexto atual ou à problematização temática.

Como fazer alusão de filmes na redação?

Só cuidado para não encaixar referências de maneira superficial. Todos os títulos de obras (livros, filmes, músicas, etc.) devem vir entre aspas. Por fim, tenha o hábito de ler redações exemplares, pois elas te mostrarão diversas formas de encaixar boas referências no texto, além de servir como inspiração.

O que quer dizer a palavra exótico?

De acordo com o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, “exótico” é algo “que é de país ou de clima diferente daquele em que vive ou em que se usa; estrangeiro; importado”. Em uma busca no Google, encontrei “esquisito, excêntrico, extravagante”.

O que o trecho F do Lat terrestris?

Trecho de um texto; FRAGMENTO; PASSAGEM: Li o poema Dois excertos de odes, de Álvaro de Campos. [F.: Do lat. ... s. m. || extrato, trecho; compilação de pensamentos, doutrinas, trechos de um autor, etc.: Excertos de Camões, de Garrett, de Herculano.

Como se pronuncia trecho?

tre·cho |â| ou |ê| Excerto; passagem literária; parte de um escrito.

O que é fachina?

A forma correta de escrita da palavra é faxina, com x. A palavra fachina, com ch, está errada. Faxina pode ser um substantivo feminino, sinônimo de limpeza, ou uma forma conjugada do verbo faxinar.

Como se chama a pessoa que faz faxina?

Faxineira faz o trabalho pesado, a empregada doméstica faz o trabalho do dia a dia só que trabalha todos os dias e recebe um salário mensal. A diarista faz os mesmos serviços da doméstica só que é autônoma como a faxineira.

Qual é o certo faxina ou faxina?

A forma correta é faxina. O termo com ch não existe na língua portuguesa e, portanto, não deve ser utilizado. Isso acontece porque a palavra pode ser tanto uma forma de conjugação do verbo faxinar, quanto um substantivo feminino indicando um serviço de limpeza.

Como se escreve o nome faxineira?

Significado de Faxineira substantivo feminino Mulher encarregada do serviço de limpezas gerais, faxina.