O que são células Metaplásicas papanicolau?

O que são células Metaplásicas papanicolau?

Metaplasia escamosa imatura como resultado do exame citopatológico de colo uterino significa uma reparação, ou seja, decorre de lesões da mucosa do colo com exposição do estroma e pode ser originado por quaisquer agentes que determinem um processo inflamatório (candidíase, vaginose bacteriana, etc), sendo geralmente a ...

O que é uma metaplasia?

Metaplasia é uma alteração reversível na qual um tipo celular diferenciado (epitelial ou mesenquimal), é substituído por outro tipo celular de mesma linhagem (Robbins & Cotran, 2015).

Como é o resultado do papanicolau?

Papanicolau normal Um bom laudo precisa: Dizer que a amostra enviada foi satisfatória para avaliação pelo patologista. Se o resultado vier apontando uma amostra insatisfatória, a coleta de material deve ser refeita pelo ginecologista.

O que é presença de células Endocervicais?

As células endocervicais cilíndricas são alongadas ou arredondadas segundo o ângulo sob a qual são observadas. Os aglomerados vistos pelo pólo apical oferecem um aspecto que se compara aos alvéolos da cera de abelha. Vistas por suas faces laterais as células mostram um disposição empaliçada.

O que significa presença de componentes Endocervicais?

Significado de Endocervical adjetivo [Anatomia] Que se refere à parte interna do colo do útero: mucosa endocervical, secreção endocervical.

O que é células glandulares Endocervicais presentes?

A categoria de atipias de células glandulares de significado indeterminado foi definida como a presença de células com diferenciação endometrial ou endocervical apresentando atipias nucleares que excedem processos reacionais ou reparativos óbvios, mas não chegam a apresentar características inequívocas de ...

O que é zona de transformação sim?

A região do colo uterino onde o epitélio colunar foi e/ou está sendo substituído pelo novo epitélio escamoso metaplásico é denominada de zona de transformação. ... Depois da menopausa e com o avanço da idade, o colo uterino reduz-se de tamanho em decorrência da diminuição do estrógeno.

O que é zona de transformação tipo 1?

visível bem como o Tipo de zona de transformação ( 1, 2 ou 3). ZT tipo 1 é completamente ectocervical e completamente visível, de pequena ou grande extensão. A ZT tipo 2 tem componente endocervical completamente visível e pode ter componente ectocervical de pequena ou grande extensão.

O que significa representatividade na zona de transformação sim?

Verificado por especialistas. Olá! Os fatores associados à representatividade da Zona de Transformação em exames preventivos servem para controle do câncer do colo do útero. Trata-se de um estudo de caráter quantitativo realizado por meio das análises encontradas nos exames.

O que é a representatividade?

A definição de representatividade que consta no dicionário da língua portuguesa vai ao encontro da definição do conceito presente no Dicionário de Política de Noberto Bobbio, em que a representatividade é a expressão dos interesses de um grupo (seja uma partido, uma classe, um movimento, uma nação) na figura do ...