Como fazer um concreto de alta resistência?

Como fazer um concreto de alta resistência?

Para conquistar elevada resistência, são utilizadas menores quantidades de água. “Com isso, o concreto se torna menos fluido, e o uso de aditivos plastificantes convencionais não resolve. Por isso, é recomendável recorrer aos aditivos de terceira geração, à base de policarboxilato”, explica Daher.

O que é concreto de alta resistência?

Concreto de Alta Resistência | Portal do Concreto. Como o nome já diz, é aquele que tem a característica de atingir grande resistência, com pouca idade, podendo dar mais velocidade à obra ou ser utilizado para atender situações emergenciais.

Como aumentar o FCK do concreto?

Atingida a carga máxima, é necessário dividi-la pela área do topo de prova em cm². Com isso, teremos um valor em kgf/cm², que deve então ser dividido mais uma vez por 10 para se atingir o Fck do concreto em MPa.

O que é um concreto especial?

É um concreto que apresenta em sua composição, além da mistura de areia, brita, cimento e água, a utilização de aditivos químicos e/ou minerais. Os CAD's caracterizam-se por apresentar melhor trabalhabilidade que os concretos convencionais, maior durabilidade a ataques do meio e uma maior resistência mecânica.

Quais os materiais são utilizados para produzir o concreto e descreva a função de cada um?

No concreto, utilizamos dois tipos de agregados: o graúdo (brita) e o miúdo (areia), cada qual com funções e propriedades específicas. Agregado miúdo (areia) - Não deve conter grãos de um único tamanho, ou seja, deve-se procurar adquirir agregados com boa distribuição granulométrica.

Como é preparado o concreto?

Concreto é basicamente o resultado da mistura de cimento, água, pedra e areia, sendo que o cimento ao ser hidratado pela água, forma uma pasta resistente e aderente aos fragmentos de agregados (pedra e areia), formando um bloco monolítico.

Quais são os tipos de agregados?

Existem dois tipos de agregados para concreto: o miúdo (areia) e o graúdo (brita), cada qual com funções e propriedades específicas.

  • Agregado miúdo. ...
  • Agregado graúdo. ...
  • Agregados artificiais ou naturais. ...
  • Agregados leves, normais e pesados.

Quando se diz que um agregado é produzido industrialmente ou que outro agregado é natural isso significa que esses dois agregados estão sendo classificados quanto?

Pastas. Agregados. ... Quando se diz que um agregado é produzido industrialmente ou que outro agregado é natural, isso significa que esse dois agregados estão sendo classificados quanto: À forma. À massa.

Quais são os índices físicos de um agregado?

INDICES FÍSICOS - conceitos ✓ são definidos como grandezas que expressam as proporções entre pesos e volumes em que ocorrem as três fases presentes numa amostra de agregado. ✓ Possibilitam determinar suas propriedades físicas para controle de amostras a serem ensaiadas.

Como se calcula o teor de umidade do solo?

O cálculo do teor de umidade é efetuado dividindo-se a massa da água contida na amostra de solo pela massa seca das partículas sólidas do solo, sendo expresso em porcentagem.

Como calcular o peso específico dos graos?

Peso específico das partículas sólidas (ou dos grãos): é uma característica dos sólidos e é calculado pela relação entre o peso das partículas sólidas (não considerando-se o peso da água) pelo volume ocupado pelas partículas sólidas (sem a consideração do volume ocupado pelos vazios do solo).