Quais são os verbos no futuro?

Quais são os verbos no futuro?

Exemplos
1.ª conjugação (-ar) – verbo cantar2.ª conjugação (-er) – verbo viver3.ª conjugação (-ir) – verbo cair
Ele cantaráEle viveráEle cairá
Nós cantaremosNós viveremosNós cairemos
Vós cantareisVós vivereisVós caireis
Eles cantarãoEles viverãoEles cairão

Quais os tipos de futuro?

Futuro do Presente (simples) - Enuncia um fato que deve ocorrer num tempo vindouro com relação ao momento atual. Por exemplo: Ele estudará as lições amanhã. Futuro do Presente (composto) - Enuncia um fato que deve ocorrer posteriormente a um momento atual, mas já terminado antes de outro fato futuro.

Que forma verbal expressa um fato que ocorrerá no futuro?

Futuro do Presente (simples) O futuro do presente simples expressa um fato que pode acontecer em um momento futuro com relação ao atual. Exemplo: Quando ele vier ao colégio, conversará com o diretor.

Que tempo verbal devemos utilizar para expressar um fato que acontecia no passado com frequência de forma contínua?

Present perfect (Presente perfeito): Usado para expressar ações que aconteceram no passado e que continuam no presente, além de expressar ações que ocorreram no passado em um momento não especificado ou que aconteceu recentemente.

Que situações temporais são expressas pelos tempos verbais?

Resposta: As modo-temporais indicam se o verbo está no indicativo, subjuntivo ou imperativo (modo) e se fora conjugado no presente, pretérito ou futuro (tempo).

Qual é a forma verbal usada para expressar ações?

Por modo entendemos a maneira como o sujeito concebe a ação verbal. O modo indicativo é o modo do fatual, e é usado para se fazer afirmações e perguntas; o modo subjuntivo é usado para expressar idéia, intenção, desejo, potencialidade ou suposição; e o modo imperativo é usado em ordens.

Em que modo esta a forma verbal festejamos?

Imperativo

Quais formas verbais mostram ações de um passado mais remoto?

O pretérito mais que perfeito se trata do "pretérito do pretérito" ou seja, do "passado do passado". Este tempo verbal nos dá ideia de uma ação que terminou a muito tempo atrás. Estes exemplos demonstram que antes mesmo do passado de "terminar o expediente", ele já tinha concluído o serviço.