O que é o tegumento?

O que é o tegumento?

Tecido que envolve a superfície do corpo ou certas estruturas anatómicas (pele, mucosa).

Para que serve o tegumento?

11.As principais funções do tegumento são: controlar a temperatura corporal, permitir a difusão de gases (respiração cutânea), proteção contra abalos mecânicos, atuar na excreção, receber estímulos do meio, identificação sexual e participar da nutrição (glândulas mamárias).

O que é tegumento dos animais?

O sistema tegumentar varia bastante de animal para animal. Na maioria dos animais, há uma camada ou mais de células epiteliais constituindo o tegumento, denominado de epiderme, uma camada nutritiva subjacente, chamada derme e uma cobertura impermeável, a cutícula.

O que é o tegumento dos anfibios?

Histologicamente, o tegumento desses animais é formado pela epiderme, composta pelas camadas córnea, espinhosa e basal, e derme subdividida em derme esponjosa e derme compacta. Entre as dermes é possível observar uma camada calcificada, denominada Eberth-Katschenko (E-K).

O que é tegumento dos insetos?

Tegumento é a grande maioria da porção externa do inseto, formando o exoesqueleto. É uma região rígida e fixa. Funções: proteção mecânica, química e biológica, evitar perda excessiva de água, sustentação e ponto de ligação de pernas e asas e outros apêndices.

Qual a importância do tegumento dos insetos contra o ataque de agentes externos?

Sempre abrir. Dá-se o nome de tegumento ou sistema tegumentar a tudo aquilo que reveste externamente o corpo dos animais, conferindo proteção ao organismo contra desidratação, hidratação excessiva, ação dos raios ultravioletas emitidos pelo sol, microrganismos patogênicos, choques mecânicos, entre outros.

O que é um exoesqueleto Quitinoso?

Os artrópodes apresentam um exoesqueleto quitinoso que protege o animal. ... O termo exoesqueleto significa esqueleto externo. O exoesqueleto funciona como uma proteção contra atrito, patógenos, predadores e variações do meio ambiente. Além disso, dá suporte estrutural e forma ao corpo do animal.

Quais os principais constituintes do exoesqueleto?

Existe mais de uma forma de exoesqueleto, nos artrópodes (insetos, crustáceos, aracnídeos etc.), esse esqueleto é formado por duas camadas, a primeira é a procutícula, que é a parte interna e é composta por proteínas e quitina. Essa camada é responsável pela rigidez e resistência do exoesqueleto.

Como é constituído o exoesqueleto dos artrópodes e quais são as suas funções?

Os artrópodes apresentam um esqueleto externo chamado de exoesqueleto, que é constituído por um carboidrato chamado de quitina. O exoesqueleto é muito duro e resistente e protege o corpo do animal como uma armadura.

São exemplos de animais que não têm esqueleto?

invertebrados

Quais animais possuem esqueleto?

O conjunto de ossos do corpo de um animal chama-se esqueleto. Os animais que possuem essa estrutura são os mamíferos, as aves, os répteis, os anfíbios e os peixes. Já os insetos e os moluscos não possuem ossos dentro do corpo, mas têm uma cobertura rígida externa chamada exosqueleto (ou exoesqueleto).

O que faz aparecer lacraias?

Como surgem e onde aparecem Como qualquer animal rastejante e terrestre, a lacraia entra em sua casa ou apartamento por entre frestas, pequenos buracos, ou transportadas em objetos em que estejam escondidas.

Porque tem lacraia na minha casa?

Ambientes favoráveis ao aparecimento de lacraias As centopeias têm hábitos noturnos e durante o dia costumam se esconder em entulhos, folhas e cascas de árvores, mas podem aparecer dentro de casa. Elas se alimentam de minhocas, vermes, larvas e besouros.

Qual é o predador natural da lacraia?

Além de morcegos, esses bichos podem ser predadores de ratos, lagartos, sapos e até cobras.