O que é depreciação de ativos fixos?

O que é depreciação de ativos fixos?

Em termos contábeis, a depreciação é definida como a redução do custo registrado de um ativo fixo, de forma sistemática até que o valor se torne zero ou insignificante. ... A depreciação permite que uma parte do custo de um ativo fixo passe para a receita gerada por ele mesmo.

O que é ativo exemplos?

Alguns exemplos de ativos são: estoque (de produtos acabados ou de matéria-prima); bens, como máquinas, equipamentos e prédios; e ainda contas de ativos financeiros, como investimentos ou duplicatas a receber. ... É algo menos palpável, mas é um bem da empresa.

O que é produto ativo imobilizado?

De acordo com a legislação, no Ativo Imobilizado são considerados os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à empresa os benefícios, riscos e controle desses bens (Inciso IV do ...

O que faz parte do imobilizado?

Em contabilidade os ativos imobilizados são representados por bens e direitos que a empresa adquire para manter suas atividades em funcionamento, como por exemplo os edifícios, terrenos, máquinas, etc. ... Estes ativos são conhecidos como tangíveis, como o próprio edifício que a empresa está instalada.

Como identificar um ativo imobilizado?

São ativos considerados tangíveis, ou seja, físicos, como veículos, terrenos, imóveis ou maquinário de indústria. Para ser classificado como imobilizado, o bem ainda precisa ter uma vida útil de pelo menos um ano. Se for menor a 12 meses, ele precisa valer mais de R$ 1.

Como identificar um ativo corretamente?

Pode ser classificado como ativo tudo o que pode ser convertido em dinheiro de alguma forma. Por exemplo, o dinheiro em banco é um ativo, o estoque da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo, o carro da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo.

Quando deve ser Desreconhecido um ativo financeiro?

O desreconhecimento é a retirada de ativo financeiro ou passivo financeiro, anteriormente reconhecido, do balanço patrimonial da entidade. ... O pronunciamento também prevê que o mesmo deve ser desreconhecido quando transferir substancialmente os os riscos e benefícios da propriedade do ativo financeiro.

Qual a principal característica para o registro de uma receita?

A receita deve ser reconhecida quando for provável que benefícios econômicos futuros fluirão para a entidade e esses benefícios possam ser confiavelmente mensurados; e deve ser mensurada pelo valor justo da retribuição recebida ou a receber.

Como reconhecer uma despesa?

Uma despesa é reconhecida imediatamente na demonstração do resultado quando a despesa não produzir benefícios econômicos futuros ou quando os benefícios econômicos futuros não se qualificam, ou deixam de se qualificar, para reconhecimento no balanço como ativo.

O que significa reconhecimento na contabilidade?

O reconhecimento das receitas e gastos é um dos aspectos básicos da contabilidade que devem ser conhecidos para poder avaliar adequadamente as informações financeiras. ... O reconhecimento simultâneo das receitas e despesas, quando correlatas, é conseqüência natural do respeito ao período em que ocorrer sua geração.

O que é o CPC 47?

O que é o CPC 47? Em de janeiro de 2018, entrou em vigor o CPC 47 (Comitê de Pronunciamentos Contábeis). Agora, o reconhecimento de receita ocorre conforme a prestação efetiva do serviço e não necessariamente conforme o caixa ou emissão de NFSe. Note que é uma obrigação contábil (ex.

Quando ocorre o aumento de receita?

Uma receita aumenta o Ativo de uma empresa, seja através do caixa, bancos ou em forma de direitos. ... O que efetivamente caracteriza uma receita é um aumento do Patrimônio Líquido da empresa. No caso dos empréstimos, o que ocorre é um aumento no Ativo e um aumento no Passivo, decorrente do registro da obrigação da dívida.

Qual é o conceito de custo?

Custo é um gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. Definição do custo de produção dos bens ou serviços vendidos constante no Regulamento do Imposto de Renda (art.

Qual a diferença de receita e despesa?

Para ter uma contabilidade bem organizada e gastar de maneira eficiente, é preciso entender bem a diferença. A receita é gerada pela venda de serviços e produtos, mas também tem outras fontes. Já as despesas são os gastos que a empresa deve fazer para se manter funcionando.

Quais são as despesas?

Despesas são todos os gastos relativos à administração da empresa, ou seja, que não estão relacionados com a produção. Entram nessa lista aluguel, salário do pessoal administrativo, marketing, material de escritório, material de limpeza etc.

Quais são os tipos de gastos?

Os gastos são classificados como: Custos, despesas, perdas e investimentos. São exemplo de gastos os valores despendidos com compras (mercadorias, matérias-primas, combustíveis, eletricidade, material de escritório, utensílios, etc.), ou com serviços (comunicações, seguros, rendas e alugueres, honorários, etc.).

Como classificar as despesas?

As despesas podem ser classificadas como fixa e variável: Despesa Fixa: gastos que tendem a ser constantes, como a conta de água, por exemplo. Despesa Variável: gastos que variam mensalmente como a despesa financeira.