Em que situação devemos usar meio ou meia?

Em que situação devemos usar meio ou meia?

Em situações em que mais ou menos se encaixar melhor o termo correto a usar será 'meio', onde couber a palavra 'metade', emprega-se o termo 'meia'. Lembrando que na hora de aplicar essa dica você deve se atentar se são casos de adjetivos, advérbios, numerais ou substantivos.

Estou meia confusa?

Como advérbio, meio não varia em género nem em número. Por isso, esteja a moça confusa ou a família precipitada, deve usar-se sempre meio. «Ela está meio confusa» quer dizer «ela está um tanto confusa». Quando meio for adjectivo, pode variar em género e número1.

Qual a forma correta meio dia e meio ou meio dia e meia?

A expressão meio-dia e meio (12h 30min.) é comumente dita, no entanto, é incorreta. ... Podemos concluir que a expressão correta é meio-dia e meia, já que o numeral fracionário concorda em gênero com a palavra hora, embora essa esteja subentendida.

E oito horas ou são oito horas?

Olá! O correto a se dizer é: São oito horas, pois o substantivo "horas" está no plural.

E 1h ou são 1h?

O verbo ser, quando indicar horas concordará com o numeral a que se refere. Claro está, então, que ficará no singular, ao indicar "uma hora", "meio-dia", meia-noite" ou "zero hora" e no plural nas demais horas do dia.

E três horas ou são três horas?

Correto: já são 3 horas. Comentário: normalmente, os verbos que definem as horas e os demais tempos variam sempre. Exemplos: – são, agora, 10 horas, num dia ensolarado. – já são 09 horas da manhã.

Quando se refere a horas Usa-se crase?

Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas.