Qual a finalidade da sala de expurgo?

Qual a finalidade da sala de expurgo?

Sala de utilidades ou expurgo - ambiente destinado à limpeza, desinfecção e guarda dos materiais e roupas utilizados na assistência ao paciente e guarda temporária de resíduos.

Qual a importância do expurgo?

Sala de utilidades ou expurgo: Ambiente destinado à limpeza, desinfecção e guarda dos materiais e roupas utilizadas na assistência ao paciente e também poderá ser utilizado para a guarda temporária de resíduos.

Qual a importância do expurgo no processo de lavagem dos materiais?

A forte adesão dos biofilmes à superfície dos materiais dificulta a sua remoção, tornando o processo de limpeza mais complexo. ... Foi implantado no expurgo do CC a pré-limpeza de material por funcionário do CME no horário maior demanda de cirurgia, de segunda a sábado, capacitado e acompanhado pelo enfermeiro do CME.

Qual a principal responsabilidade do CME?

E cabe aos Enfermeiros responsáveis por Centro de Material e Esterilização (CME), ou por empresa processadora de produtos para saúde: a participação, coordenação, execução, supervisão e avaliação de todas as etapas do processamento de produtos para saúde.

Quais as atribuições do técnico de enfermagem no setor de CME?

Art. 2º Os Técnicos e Auxiliares de Enfermagem que atuam em CME, ou em empresas processadoras de produtos para saúde, realizam as atividades previstas nos POPs, sob orientação e supervisão do Enfermeiro.

Quais os desafios que a CME enfrenta?

O impacto ambiental será, cada vez mais, uma preocupação do enfermeiro da CME. Deve-se rever uso desnecessário ou inadequado de produtos químicos para limpeza, desinfecção e esterilização, optando sempre por tecnologias que não agridam o meio ambiente e que economizem água e energia.

Qual é o conceito correto de desinfecção?

Desinfecção é a eliminação ou remoção de todos os microorganismos na forma vegetativa, independente de serem patogênicos, presentes em artigos e superfícies inanimadas. Eventualmente ocorre remoção de esporulados, mas não é possível quantificar (NOGAROTO, PENNA, 2006).

O que é desinfecção CME?

Desinfecção: eliminação de microrganismos, exceto esporulados, de materiais ou artigos inanimados, através de processo físico ou químico, com auxílio de desinfetantes. Esterilização: destruição de todos os microrganismos, inclusive esporulados, através de processo químico ou físico.

Qual o processo de desinfecção?

Pode-se realizar a desinfecção por meio de processos físicos: temperatura, pressão, radiação eletromagnética, calor úmido ou sistemas mecânicos como lavadoras termo desinfetadoras e pasteurizadoras ou por meio de processos químicos: submergindo totalmente o material limpo e seco numa solução química por determinado ...