O que é JEC em ginecologia?

O que é JEC em ginecologia?

A colpocitologia oncótica, também conhecida como preventivo ou exame de papanicolau, consiste em raspar com uma espátula e uma escova a área do colo do útero conhecida como JEC (junção escamo colunar). A JEC é a junção dos epitélios do canal do colo do útero e da vagina.

O que é JEC 0 na colposcopia?

Este exame pretende avaliar todo o colo do útero, em especial a zona de transformação (ZT) ou junção escamocolunar (JEC), uma vez que é nesta área que ocorrem as alterações responsáveis pelo aparecimento das lesões cervicais.

O que é JEC tipo 1?

ZT tipo 1 é completamente ectocervical e completamente visível, de pequena ou grande extensão. A ZT tipo 2 tem componente endocervical completamente visível e pode ter componente ectocervical de pequena ou grande extensão.

Qual a importância da JEC?

Uma das regiões dessa estrutura é a JEC (junção escamo-colunar) que compreende o local em que o epitélio ectocervical encontra o endocervical. Essas subestrutura possui grande importância para os estudos neoplásticos, pois é a origem de muitas lesões celulares como, por exemplo, o câncer do colo do útero.

O que significa presença de componentes da JEC?

A presença de células metaplásicas ou células endocervicais (representativas da JEC) tem sido considerada indicador de qualidade da coleta, pelo fato de essa coleta objetivar a obtenção de elementos celulares representativos do local onde se situa a quase totalidade dos cânceres do colo do útero.

Onde se localiza a JEC?

A região de união desses dois tipos de epitélio se chama junção escamo-colunar (JEC) e sua localização pode ser no orifício cervical exter- no, canal endocervical ou ectocervical (ectopia), conforme a idade da mulher, níveis séricos dos esteróides sexuais ou uso de medicamentos hormonais1.

Qual é o objetivo dos Juizados Especiais Cíveis?

Os Juizados Especiais Cíveis foram criados para solucionar os conflitos de menor complexidade de maneira mais célere e simples, com a intenção de possibilitar ao cidadão o acesso ao Poder Judiciário. Nesse sentido aduz Andrighi e Beneti (1996, p.

Quais são os princípios do Juizado Especial Cível?

O artigo 2º da Lei 9099 de 26 de setembro de 1995, que dispõe sobre os Juizados Especiais Cíveis e Criminais e dá outras providências, traz o rol dos princípios orientadores e informadores dos Juizados Especiais: oralidade, informalidade, simplicidade, economia processual, celeridade e a autocomposição.

Quais são os Juizados Especiais Cíveis?

Os Juizados Especiais, geralmente conhecidos pelas siglas JEC (Juizado Especial Cível), JECRIM (Juizado Especial Criminal) e JECCRIM Juizado Especial Cível e Criminal), são órgãos do Poder Judiciário brasileiro, destinados a promover a conciliação, o julgamento e a execução das causas consideradas de menor complexidade ...

Quais são as características constitucionais dos Juizados Especiais?

Características gerais são processualmente regidos pela Lei 9.

O que é a Lei dos Juizados Especiais?

O juizados especiais são um importante meio de acesso à justiça, pois permitem que cidadãos busquem soluções para seus conflitos cotidianos de forma rápida, eficiente e gratuita. Eles são órgãos do Poder Judiciário, disciplinados pela Lei n.º 9.

O que é o Jecrim e quais são os princípios que regem o mesmo?

62 da lei nº 9.

Qual é o principal mecanismo constitucional no Juizado Especial?

Os princípios que servem como base aos Juizados Especiais Cíveis encontram-se fixados no artigo 2º da Lei nº 9.