Qual o fator condicionante de controle do tratamento de efluente industrial?

Qual o fator condicionante de controle do tratamento de efluente industrial?

Os processos de tratamento a serem adotados, as suas formas construtivas e os materiais a serem empregados são considerados a partir dos seguintes fatores: a legislação ambiental regional; o clima; a cultura local; os custos de investimento; os custos operacionais; a quantidade e a qualidade do lodo gerado na estação ...

Quais as etapas de análise da DBO?

Interferentes

  • Temperatura da amostra e incubação;
  • pH e alcalinidade da amostra;
  • Presença de tóxicos;
  • Nitrificação;
  • Qualidade da água utilizada para preparação da água de diluição;
  • Tipo de esgoto x aclimatação dos microorganismos;
  • Manuseio e lavagem de vidrarias.

O que é DBO e OD?

RESUMO: Oxigênio dissolvido (OD), demanda bioquímica do oxigênio (DBO) e demanda química do oxigênio (DQO) foram utilizados como parâmetros para se avaliar o grau e capacidade de autodepuração do ribeirão Lavapés, que atravessa a cidade de Botucatu - SP.

O que é DBO e DBQ?

É justamente aí que a DQO se diferencia da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), onde é medida a quantidade de oxigênio necessária para ocorrer a oxidação da matéria orgânica biodegradável, ou seja, na DBO não é necessário fazer uso de produtos químicos. ...

O que é DBO última?

Por definição, a DBOu não deveria variar com a temperatura, já que é a máxima (potencial) quantidade de OD necessária para degradar todo o material orgânico biodegradável presente na amostra. ... é a demanda bioquímica de oxigênio última obtida após incubação da amostra à temperatura T.

Quanto maior a DBO mais poluído é o corpo de água?

Assim, a demanda bioquímica de oxigênio (DBO) é a quantidade de oxigênio necessária para oxidar a matéria orgânica através da decomposição aeróbia realizada por microrganismos no meio aquático. ... Quanto maior a DBO, mais poluída por matéria orgânica está a água.

Quanto maior a DBO?

Esta medida da quantidade de oxigênio consumido no processo biológico de oxidação da matéria orgânica permite chegar à conclusão: grandes quantidades de matéria orgânica utilizam grandes quantidades de oxigênio, assim, quanto maior o grau de poluição, maior a DBO. ...

Quais os organismos presentes na água podem ter causado a alteração na quantidade de oxigênio?

Durante a degradação da matéria orgânica, as bactérias fazem uso do oxigênio nos seus processos respiratórios, podendo vir a causar uma redução de sua concentração no meio. Uma das causas mais freqüentes de mortandade é a queda na concentração de oxigênio nos corpos d'água.

O que significa DQO alta?

DQO é a Demanda Química de Oxigênio e se refere à quantidade de oxigênio que os processos químicos precisam para degradar os materiais orgânicos. A DQO alta significa que o material orgânico consome muito oxigênio no processo de degradação. ... A análise de DQO leva menos tempo que a de DBO.

O que é Biomanipulação?

Uma das soluções que se tem demonstrado altamente funcional é a biomanipulação. Esta consiste em controlar os organismos que vivem nos corpos de água, assim como dos seus habitats, e na utilização das suas relações tróficas para reduzir a biomassa de algas.

O que é a autodepuração?

A autodepuração é um processo natural, no qual cargas poluidoras, de origem orgânica, lançadas em um corpo d'água são neutralizadas. ... Esse processo é responsável pelo decréscimo nas concentrações de oxigênio dissolvido na água devido à respiração dos microorganismos, que por sua vez decompõem a matéria orgânica.