Como é feito a punção lombar?

Como é feito a punção lombar?

A punção lombar é um procedimento que, geralmente, tem por objetivo a coleta de uma amostra do líquido cefalorraquidiano que banha o cérebro e a medula espinhal, através da inserção de uma agulha entre duas vértebras da região lombar até atingir o espaço subaracnoideo, que é um espaço entre camadas que revestem a ...

O que significa Proteínas no liquor?

A análise da quantidade total de proteínas no LCR é utilizada principalmente para detectar doenças do Sistema Nervoso Central (SNC), associadas com o aumento da permeabilidade da barreira hematoencefálica ou à produção intratecal de imunoglobulinas.

Qual a porcentagem de glicose encontrada normalmente no LCR?

Um índice inferior a 9 representa uma barreira hematoencefálica intacta. O índice aumenta em relação à extensão da lesão da barreira. A glicose entra no LCR por transporte seletivo em toda a BHE, o que resulta em um valor normal que é, de aproximadamente, 60 a 70% da glicose plasmática.

Qual é o nome da estrutura anatômica diferenciada de uma célula glial responsável pela formação do líquor produzido no sistema nervoso central ventricular que possui função de proteção do SNC entre outras?

Células ependimárias Essas células revestem cavidades no cérebro (ventrículos) e o canal central da medula espinhal. Sua função é garantir a movimentação do líquido cefalorraquidiano.

Onde está localizado o líquido cerebroespinhal chamado de líquor e qual a sua função?

O líquor ou líquido cefalorraquidiano (LCR) é a substância que circula nos ventrículos (cavidades) e no espaço subaracnóideo, entre a meninge aracnóide e a meninge pia-máter, sendo responsável pela proteção mecânico-físico (amortecedor) do encéfalo e da medula espinhal.

Onde é produzido o líquido cerebrospinal como ele é devolvido para o sangue?

A maior parte do LCR é criado através do plasma sanguíneo, nos plexos coroides dos ventrículos cerebrais. Uma vez sintetizado, passa aos ventrículos laterais, situados em ambos os hemisférios cerebrais, e, posteriormente, através dos orifícios interventriculares, no terceiro ventrículo (situado no nível do diencéfalo).

Onde está localizado o espaço epidural?

Espaço epidural: é o espaço existente entre a dura-máter e a superfície dos ossos que esta meninge reveste interiormente (crânio e canal raquidiano), sendo mais evidente em torno da medula espinal, no interior da coluna vertebral, onde é composto por gordura e vasos sanguíneos.

Onde está localizado o espaço subaracnóide?

O Espaço subaracnóideo é o espaço que existe normalmente entre o aracnóide e a pia-máter, que é preenchida pelo Líquido cerebrospinal. Normalmente, a dura-máter está anexada ao crânio, ou aos ossos do canal vertebral na medula espinhal.

O que é o espaço subaracnóide?

O líquido cefalorraquidiano flui por um canal (espaço subaracnóideo) entre as camadas de tecido (meninges) média e interna que revestem o cérebro e a medula espinhal.