O que é a Revolução Francesa?

O que é a Revolução Francesa?

A Revolução Francesa foi um evento histórico ocorrido na França entre 1789 e 1799, que levou ao fim do Absolutismo no país, e teve importantes consequências para o mundo ocidental.

Quem assumiu o poder após a Revolução Francesa?

Após a queda dos jacobinos e a execução de Robespierre, o Diretório assumiu o controle do Estado francês em 1795 e manteve o poder até 1799, quando foi substituído pelo Consulado, sob o comando de Napoleão Bonaparte. A era moderna tem-se desdobrado na sombra dos ideais conquistados pela Revolução Francesa.

Quais foram as principais conquistas da Revolução Francesa?

As Conquistas da Revolução Francesa Transformações Políticas  Abolição das monarquias absolutas e instauração de monarquias constitucionais ou repúblicas;  Separação dos poderes: executivo, judicial e legislativo;  A soberania passa a residir na Nação – os cidadãos passaram a eleger os deputados.

O que foi a Revolução Puritana?

A revolução puritana aconteceu na Inglaterra no século XVII durante a Guerra Civil (1640-1648) onde o rei e o parlamento se enfrentaram. As atitudes do rei começaram a formar revoltosos que começaram seus protestos na Escócia quando o rei impôs o anglicanismo aos presbiterianos e aos puritanos. ...

Quais foram as cinco grandes revoluções burguesas?

REVOLUÇÕES BURGUESAS

  • As Revoluções Inglesas. ...
  • GRUPOS RELIGIOSOS E POSIÇÕES POLÍTICAS. ...
  • OS CONFLITOS ENTRE MONARQUIA E PARLAMENTO. ...
  • A DINASTIA STUART. ...
  • Revolução Puritana. ...
  • REPÚBLICA PURITANA ( 1649/1658) ...
  • A Restauração e a Revolução Gloriosa. ...
  • O ILUMINISMO.

Quais as principais revoluções burguesas?

Revoluções Burguesas são revoltas protagonizadas pela classe burguesa. ... Tendo acontecido em várias localidades e em períodos distintos, destacam-se, todavia, a Revolução Puritana e Revolução Gloriosa, ambas na Inglaterra, no século XVII, bem como a Revolução Francesa, na França, no século XVIII.

Qual foi a importância das revoluções burguesas?

São chamadas de Revoluções Burguesas os processos históricos protagonizados pela classe burguesa, ligada ao comércio e às finanças, e que foram fundamentais para que várias sociedades europeias superassem o sistema absolutista.

Quais são os principais objetivos da burguesia?

A burguesia é composta pelos comerciantes, e seus principal objetivo é o comércio, que é sua única fonte de renda. A Burguesia é uma classe social que surgiu na Europa na Idade Média (séculos XI e XII) com o renascimento comercial e urbano.

Porque a Revolução Francesa é considerada a mais importante revolução burguesa?

Resposta. Resposta: Porque a burguesia francesa insatisfeita com a nobreza absolutista, juntou-se com o povo (proletariado) e foram contra a monarquia. ... Após isso os burgueses tomaram o poder e descartaram o povo, sendo assim só quem se beneficiou com a revolução foram os burgueses.