Qual é a função do hormônio prolactina?

Qual é a função do hormônio prolactina?

A prolactina é um hormônio conhecido por ser o principal responsável pela produção do leite materno. Esse hormônio é produzido na adenoipófise, região que fica situada no lobo anterior da hipófise. A prolactina é responsável ainda pela preparação das mamas para receber a produção do leite.

Onde atua o hormônio prolactina?

A adenohipófise ou lobo anterior da hipófise é uma glândula que produz diversos hormônios e, entre eles, a prolactina (LTH ou PRL). Esta última atua sobre os ovários, secretando a progesterona, e estimula a produção de leite.

O que estimula a prolactina?

Referências e avisos gerais sobre esta caixa. Alerta sobre risco à saúde. A prolactina (abreviada como "PRL") é um hormônio secretado pela adenoipófise e tem como principal função estimular a produção de leite pelas glândulas mamárias e o aumento das mamas.

Quais os sintomas da prolactina baixa?

O mau funcionamento da hipófise pode estar associado a lesões na hipófise causada por traumatismos ou devido à presença de tumores, o que pode levar ao desenvolvimento de alguns sintomas como como dor de cabeça constante, inchaço no rosto ou cansaço fácil, além de diminuição nos níveis de prolactina e outros hormônios.

Quais os sintomas da falta de progesterona no organismo?

Mulheres com progesterona baixa podem ainda apresentar sintomas como aumento do peso, dores de cabeça frequentes, alterações repentinas de humor, baixo apetite sexual, menstruação irregular ou ondas de calor, por exemplo.