Quem tem direito a adaptação curricular?

Quem tem direito a adaptação curricular?

Mas o que são, afinal, as adaptações curriculares? Na maioria das escolas, essa expressão diz respeito à redução do conteúdo para alguns estudantes sob a alegação de que estes não têm condições de acessar o currículo comum como os demais. ... A perspectiva inclusiva indica o direito de acessar o mesmo currículo.

Como fazer adaptações curriculares?

Confira, o passo a passo de como preparar essa adaptação, desde o ambiente doméstico até chegar ao escolar.

  1. Faça um balanço do ano anterior. ...
  2. Aplicação de avaliações. ...
  3. Planejamento de ensino individualizado. ...
  4. Acompanhamento fonoaudiólogo para a adaptação curricular. ...
  5. O trabalho da escola.

O que são adequações curriculares?

As Adaptações Curriculares são os ajustes e modificações que devem ser promovidos nas diferentes instâncias curriculares, para responder às necessidades de cada aluno, e assim favorecer as condições que lhe são necessárias para que se efetive o máximo possível de aprendizagem.

Qual profissional define a necessidade de adaptação curricular?

Trata-se de currículo adaptado a ser produzido pelo professor e equipe pedagógica da escola com o fim de, além de planejar, traçar metas que serão fundamentais no processo de desenvolvimento do aluno. Quando o educando é assistido por terapeutas (psicólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos...)

De quem é a responsabilidade da realização das adaptações curriculares?

Pode-se dizer que a responsabilidade da realização das adaptações curriculares é de todos os atores sociais nela inscritos, uma vez que se trata de uma determinação das leis que regem a educação brasileira.

Que são flexibilização e adaptação curricular?

Flexibilização e adaptação curricular são possibilidades educacionais para dar suporte às dificuldades de aprendizagem. Pressupõe que se realize adaptação curricular, quando necessário, para torná-la apropriada às peculiaridades dos alunos com deficiência.

O que é flexibilização curricular?

No contexto da educação inclusiva, portanto, pode-se entender a flexibilização ou adaptação como a resposta educativa que é dada pela escola para satisfazer as necessidades educativas de um aluno ou de um grupo de alunos, dentro da sala de aula comum, na medida em que o que se faz ou deve-se fazer são ajustamentos, ...

Porque a flexibilização e adaptação curricular é importante?

Desenvolvimento profissional. A flexibilidade curricular permite o envolvimento do estudante em atividades variadas. Tais práticas trabalham no sentido de desenvolver habilidades e competências, não somente em áreas relacionadas à formação, como em aspectos emocionais e sociais.

O que é uma adaptação curricular?

As Adaptações Curriculares de Pequeno Porte (Adaptações Não Signifi- cativas) são modificações promovidas no currículo, pelo professor,de forma a permitir e promover a participação produtiva dos alunos que apresentam necessidades especiais no processo de ensino e aprendizagem, na escola regular, juntamente com seus ...

O que é adaptação curricular para alunos com deficiência intelectual?

As adaptações curriculares, de acordo com os estudos na área, constituem‐se como oportunidades educacionais que proporcionam aos alunos com deficiência o acesso ao currículo e a aprendizagem dos conteúdos escolares (ROSSETO, 2005; OLIVEIRA, 2008; LOPES, 2010).

O que são adaptações curriculares não significativas?

As Adaptações Não Significativas do Currículo são importantes como medidas preventivas levando o aluno a aprender os conteúdos curriculares de maneira mais ajustada as suas condições individuais, para prosseguir na sua carreira acadêmica, evitando-se seu afastamento da escola regular.

O que é adaptação pedagógica?

possibilidades educacionais de atuar frente às dificuldades de aprendizagem dos alunos. Pressupõem que se realize a adaptação do currículo regular, quando necessário, para torná-lo apropriado às peculiaridades dos alunos com necessidades especiais.

Qual a importância das adaptações curriculares para o processo de ensino e aprendizagem?

Reconhecidamente, as adaptações curriculares constituem uma possibilidade para atender às dificuldades de alunos com deficiência, ou que apresentem dificuldades de aprendizagem, favorecendo a apropriação do conhecimento escolar e contribuindo com o seu processo de aprendizagem.

Quando falamos de adaptações curriculares o que cabe ao gestor?

Entretanto, cada qual tem um papel nesta tarefa. Quando falamos de adaptações curriculares, o que cabe aos gestores escolares? ... b)Não cabe ao gestor escolar, realizar adaptações curriculares, pois são responsabilidades exclusivas dos docentes.

Quais as adaptações ambientais devem ser promovidas na escola para atender alunos com deficiência motoras?

O ideal é colocar rampas de acesso e nivelar o piso (principalmente nas áreas externas). A escola precisa construir rampas de acesso que permitam que o aluno chegue sem dificuldade até salas de aulas, andares superiores, bibliotecas, lanchonetes, quadras, brinquedos, salas de informática e demais ambientes.

Quais recursos sua escola ou comunidade tem para tornar a participação dos alunos com deficiência efetiva quais poderiam melhorar?

Resposta. Resposta: Toda pessoa com deficiência (física, intelectual, visual, auditiva) deve ter direito à igualdade de oportunidades assegurada.

Quais as mudanças necessárias para que a escola se torne inclusiva?

O que precisa ser pensado para que a escola se torne realmente inclusiva? A inclusão escolar não consiste em colocar criança com necessidades educativas especiais no ensino regular. Além da formação continuada de professores, das salas de recursos multifuncionais, a inclusão exige uma flexibilização do currículo.

O que é necessário para que uma escola se torne inclusiva?

Assim, uma escola somente poderá ser considerada inclusiva quando esti- ver organizada para favorecer a cada aluno, independentemente de etnia, sexo, idade, deficiência, condição social ou qualquer outra situação.

Como o governo pode melhorar a educação?

O governo tem amplo papel na oferta da educação que todas as crianças merecem. Também, precisa garantir bons salários para os professores, verbas decentes para as escolas e políticas públicas que estimulem o desenvolvimento de todos.