O que significa hermenêutica na Bíblia?

O que significa hermenêutica na Bíblia?

Durante milhares de anos, o homem dedicou-se a compreender e interpretar os relatos bíblicos de forma a aprofundar-se na essência do significado de cada capítulo e versículo. ... Segundo Carson (2008), a hermenêutica é a arte e ciência da interpretação; a hermenêutica bíblica é a arte e ciência da interpretação da Bíblia.

O que é hermenêutica e exegese?

A exegese é a explicação crítica, a interpretação, o comentário ou a dissertação sobre o sentido das palavras, das construções gramaticais e dos condicionalismos históricos dos textos religiosos em análise. Hermenêutica é a ciência da interpretação das palavras e dos textos.

Como se faz uma exegese?

Começando a exegese. Leia a passagem bíblica em voz alta. Leia a passagem em voz alta para si mesmo algumas vezes, prestando atenção em cada palavra. Confira diferentes traduções do mesmo texto, a fim de obter um senso geral do texto.

O que quer dizer a palavra exegética?

Significado de Exegese substantivo feminino Análise, explicação ou interpretação de uma obra feita de maneira cuidadosa. Comentário cujo propósito é esclarecer ou interpretar detalhadamente um texto, uma expressão ou uma palavra.

O que quer dizer a palavra Exegetica?

Significado de Exegético adjetivo Que se refere à exegese, que serve para explicar ou interpretar: comentário exegético.

O que é a presunção de constitucionalidade?

Pelo princípio da presunção da constitucionalidade das leis e atos do Poder Público, todo ato normativo – oriundo, em geral, do Poder Legisla- tivo - presume-se constitucional até prova em contrário.

Quem pode fazer a mutação constitucional?

Dessa forma, a mutação só deve ocorre através de reforma do texto pelo poder constituinte derivado, ou, através de métodos hermenêuticos de interpretação. ... A mutação Constitucional vai modificar a norma, mas não o texto, acompanhando as modificações do contexto social.

Quais são os métodos de interpretação constitucional?

Os principais métodos de interpretação constitucional defendidos pela Moderna Hermenêutica são: 1) Método Tópico-Problemático; 2) Método Hermenêutico-Concretizador; 3) Método Científico-Estrutural e 4) Método Normativo-Estruturante.

Quais são os elementos principais da nova interpretação constitucional?

No ápice do trabalho são apresentados, de forma objetiva, os alguns dos novos elementos de interpretação constitucional: princípios de interpretação constitucional, conceitos jurídicos indeterminados e técnicas de ponderação e argumentação jurídica.

É legítimo interpretar a Constituição a partir da interpretação das normas infraconstitucionais vez que elas se apoiam na própria Constituição?

Assim, “as normas infraconstitucionais devem ser interpretadas a partir da Constituição, com base nela, mas não o contrário”16. Ao contrário das leis infraconstitucionais, na interpretação das normas constitucionais não há outro vetor normativo que não sejam as próprias normas que integram a Constituição.