Como são chamadas as divindades iorubás?

Como são chamadas as divindades iorubás?

Na mitologia iorubá, Olodumare também chamado de Olorun é o Deus supremo do povo Yoruba, que criou as divindades, chamadas de orixás no Brasil e irunmole na Nigéria, para representar todos os seus domínios aqui na terra, mas não são considerados deuses, são considerados ancestrais divinizados após à morte.

Qual era a religião dos iorubás?

Muitos iorubas hoje são cristãos ou muçulmanos, mas os aspectos da sua religião tradicional — um criador supremo e quatrocentos deuses (orixás) — ainda sobrevivem. Há muitos livros escritos em ioruba e essa língua é uma das três mais faladas na Nigéria.

Quais são os 21 orixás?

Confira, a seguir, “os doze do candomblé”:

  • Iemanjá Considerada a deusa dos mares e oceanos. ...
  • Iansã Deusa dos ventos e das tempestades. ...
  • Oxóssi. Deus da caça. ...
  • Ogum. Deus da guerra, do fogo e da tecnologia. ...
  • Omulu (ou Obaluiaiê) Deus da peste das doenças da pele. ...
  • Nanã ...
  • Ossaim. ...
  • Oxumaré

O que é o ioruba?

Iorubá ou ioruba (èdè Yorùbá), por vezes referida como yorubá ou yoruba é um idioma da família linguística nígero-congolesa falado secularmente pelos iorubás em diversos países ao sul do Saara, principalmente na Nigéria e por minorias em Benim, Togo e Serra Leoa, dentro de um contínuo cultural-linguístico composto por ...

Qual é a situação atual dos iorubás?

A maior parte dos iorubás vive na Nigéria, mais precisamente na região sudoeste do país. ... Na Nigéria atual, os iorubás são uma importante etnia, representando cerca de um sexto da população. São na sua maioria católicos, mas uma parte segue também o islamismo, ficando o culto tradicional em terceiro lugar.

O que é iorubá no candomblé?

Ori é um importante conceito metafísico espiritual e mitológico para os iorubás, identificado no jogo do merindilogum pelo odu ossá e representado materialmente pelo candomblé, através do assentamento sagrado denominado ibá de Ori.

O que é Kolofe no candomblé?

Mukuiu é um pedido de bênçãos (para a nação Bantu e para as Umbandas derivadas) a resposta é Mukuiu N´Zamby (que Deus te abençoe). Para os Jejê e também Ketu (e Umbandas derivadas), o pedido de benção será Kolofé e a resposta Kolofé Olorum.

O que é Oxossi na Umbanda?

Características do Orixá: Oxossi é hábil e é chamado de Alákétu (Senhor da cidade de Kétu na Nigéria). Tanto na Umbanda quanto no Candomblé Oxossi é o Rei da floresta e dono da caça. Na Umbanda é o chefe dos Caboclos.