Quais são as vantagens e desvantagens das usinas termonucleares?

Quais são as vantagens e desvantagens das usinas termonucleares?

Energia Nuclear

  • Não libera gases estufa;
  • Exigência de pequena área para construção da usina;
  • Grande disponibilidade do combustível;
  • Pequeno risco no transporte do combustível;
  • Pequena quantidade de resíduos;
  • Independência de fatores climáticos (ventos; chuvas)

O que é uma reação termonuclear?

Reação que se produz quando iões de elementos ligeiros atingem temperaturas extremamente elevadas (várias centenas de milhões de graus), suficientes para que a energia de colisão seja superior à energia de repulsão (nas estrelas há produção espontânea de reações termonucleares).

Como é o funcionamento de uma usina termonuclear?

Sua principal utilização é a produção de energia elétrica, através de usinas termonucleares. Essas usinas funcionam a partir da fissão (separação) nuclear, controlada dentro dos reatores. A fissão gera calor que aquece a água e a transforma em vapor.

O que é uma fusão termonuclear?

Fusão nuclear é o processo no qual dois ou mais núcleos atômicos se juntam e formam um outro núcleo de maior número atômico. A fusão nuclear requer muita energia para acontecer, e geralmente libera muito mais energia do que a que consome.

Como funciona a fusão nuclear do Sol?

Essa é a fonte de energia e vida das estrelas; um exemplo é o Sol: em seu núcleo ocorrem reações de fusão de hidrogênios originando núcleos de hélio. Fusão Nuclear é a união de pequenos núcleos atômicos, que formarão um núcleo maior e mais estável. ... Esse tipo de reação é a fonte de energia das estrelas como o Sol.

Quais as vantagens da fusão nuclear?

A fusão nuclear controlada proporcionaria uma fonte de energia alternativa relativamente barata para a produção de eletricidade e contribuiria para poupar as reservas de combustíveis fósseis como o petróleo, o gás natural e o carvão, que decrescem rapidamente.

Qual a função da fusão nuclear para a humanidade?

Potencialmente, a energia da fusão nuclear é muito limpa: não gera CO² como subproduto, não gera lixo tóxico (já que o resultado da reação é o hélio, que não é radioativo), não gera riscos de explosão. Mas até agora a tecnologia para obter energia através do processo ainda não existe.

Quais os motivos para não utilização da fusão nuclear na produção de energia?

Nosso sol controla o plasma com sua imensa gravidade, mas estamos na Terra. Então precisamos de ímãs poderosos ou lasers para evitar que o material encoste nas paredes do reator. E as margens para erro são minúsculas: uma pequena quantidade de plasma que escapar pode rachar a parede, estragando a máquina.

Como funciona o tokamak?

Um tokamak funciona como uma câmara a vácuo em forma de anel onde o gás, mediante calor e pressão extremos, se converte em plasma e inicia a fusão. ... Segundo seus criadores, o HL-2M pode processar mais do que o dobro de plasma do que outros aparelhos do país.

O que é fusão e fusão nuclear?

Primeiro, vamos falar da Fissão Nuclear: Fissão é o processo de forçar a divisão de um átomo para formar dois outros, mais leves. A reação também libera energia e um nêutron livre. ... Fusão é o processo de colidir dois átomos propositalmente para formar um terceiro, mais pesado.

O que é um reator?

Significado de Reator [Eletricidade] Elemento que, num circuito elétrico, se opõe ao fluxo da corrente. [Química] Dispositivo através do qual é possível provocar uma reação química. [Física] Mecanismo criado para provocar controlada e artificialmente uma fissão nuclear; reator nuclear, pilha atômica.

O que é um reator eletrônico?

Balastro, balasto ou reator é um limitador de corrente utilizado nas lâmpadas fluorescentes e em outros dispositivos elétricos que necessitam limitar a intensidade da corrente elétrica que os atravessa durante o funcionamento.

Qual a tensão de saída de um reator eletrônico?

O mais comum circuito para a tensão de 220V é o tradicional reator com interruptor de partida ou starter (ver figura 3), onde a estabilidade de funcionamento é proporcionada pelo indutor (choke).

Qual a diferença entre reator e transformador?

Enquanto um Transformador de Potência é projetado para transferência eficiente de energia de um sistema de tensão para outro, um reator de derivação é apenas para consumir VArs reativos (ou, em outras palavras, pode ser declarado como para produzir VArs atrasados). ... No reator existe apenas um enrolamento.