O que é o capitalismo monopolista?

O que é o capitalismo monopolista?

O Capitalismo Financeiro – também conhecido como Capitalismo Monopolista – é a fase do sistema capitalista caracterizada pelo crescimento da especulação financeira em torno de ações de empresas, juros, títulos de dívidas e outras formas de crédito que se transformaram em mercadorias, sendo comercializadas como tais.

Qual é a relação do Serviço Social com o capitalismo?

Tal relação se dá pelo fato de que o serviço social nada mais é do que mais uma categoria explorada pelo sistema de produção capitalista. ... Assim sendo, tal modalidade é explorada de forma a enriquecer o contratante do serviço, o que gera essa relação entre o serviço social e o sistema de produção capitalista.

Qual a diferença entre capitalismo monopolista e concorrencial?

A principal diferença entre o capitalismo competitivo e o capitalismo monopolista é que o capitalismo competitivo privilegia a inovação e o público consumidor, enquanto que o monopolista tende a concentrar (ainda mais) a renda e desestimular o surgimento de novos atores econômicos.

Qual o significado social da profissão de Serviço Social na sociedade capitalista?

Sabemos que a institucionalização do Serviço Social como profissão na sociedade capitalista se explica no contexto contraditório de um conjunto de processos sociais, políticos e econômicos, que caracterizam as relações entre as classes sociais na consolidação do capitalismo monopolista.

Qual a função social da profissão do assistente social?

Segundo o CFESS (Conselho Federal de Serviço Social) o Assistente Social analisa, elabora, coordena e executa planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura.

Quais são os desafios enfrentados pelos assistentes sociais no cotidiano profissional?

Os 5 maiores desafios da assistência social

  • Falta de esclarecimento sobre a função.
  • Não dar conta de tanto trabalho.
  • Lidar com público em vulnerabilidade.
  • Problemas na liberação de recursos.
  • Dificuldade de acessar quem precisa.
  • Adquirir habilidades fundamentais.
  • Organização.
  • Mudança na visão assistencialista.

Qual o maior desafio do assistente social na contemporaneidade?

Nesta perspectiva, os grandes desafios impostos ao Serviço Social na contemporaneidade se direcionam para o engajamento nas lutas sociais, a incorporação de um projeto ético-político voltado para a construção de uma sociedade igualitária, justa e inclusiva, e a recuperação da crença de que os sujeitos históricos são ...

Quais as implicações que o Serviço Social enfrenta na contemporaneidade?

Quais as implicações que o Serviço Social enfrenta na contemporaneidade? A. Não existem implicações no interior do Serviço Social renovado. ... Implicações filosóficas, pois há uma divergência entre os assistentes sociais sobre qual concepção filosófica utilizar.

Quais são os desafios impostos ao exercício profissional do assistente social pelo avanço na violação dos direitos humanos?

Dentre os principais desafios impostos ao exercício profissional do(a) assistente social contra a violação dos direitos humanos, podemos citar: desigualdade social - que é histórica e que, em tempos de crises econômicas, costuma se agravar cada vez mais.

Quais são as demandas do Serviço Social?

Para a autora há três níveis de atuação/ação propostas aos assistentes sociais: o da proposição, articulação e avaliação de políticas sociais; o da organização e articulação de serviços; e o da intervenção em situações familiares.

Qual o papel do assistente social na garantia de direitos?

Conhecido por assistente social, cabe a esse profissional compreender a realidade dos indivíduos presente nos problemas sociais como: a violência, desemprego, preconceito, discriminação, exploração do trabalho infantil diante das demandas existentes na saúde, habitação, educação, entre outras, e colocar em prática as ...

Como você identifica a dimensão educativa do assistente social no cotidiano profissional?

A dimensão educativa na prática do Assistente Social caracteriza-se não apenas pela a sua base epistemológica, mas, principalmente, pela possibilidade deste profissional trabalhar as características individuais, articuladas no coletivo dos sujeitos usuários dos serviços sociais.

Quais são as dimensões do serviço social?

AS DIMENSÕES TEÓRICO-METODOLÓGICA, TÉCNICO-OPERATIVA E ÉTICO-POLÍTICA DO SERVIÇO SOCIAL NO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL.

Quais os perfis Pedagogicos do serviço social?

São identificados três perfis, assim nominados: pedagogia da "ajuda", da "participação" e a proposta de construção de uma pedagogia emancipatória pelas classes subalternas.

Qual perspectiva teórico filosófica está assentada a pedagogia da ajuda no serviço social brasileiro?

c) Movimento de Reconceituação. d) Primeira Revista de Serviço Social. ... Neste sentido, com base nos materiais estudados, assinale a alternativa correta sobre qual perspectiva teórico-filosófica está assentada a pedagogia da ajuda no Serviço Social brasileiro. Alternativas: a) Está assentada sob o marxismo.