Quais as características da proteína mioglobina?

Quais as características da proteína mioglobina?

É estruturalmente semelhante a uma subunidade da hemoglobina. A mioglobina é um pigmento vermelho, contendo ferro, presente nas células musculares dos animais. É uma proteína globular de cadeia única, solúvel em água, formada por 153 aminoácidos, com um grupo protético contendo ferro no centro./span>

Quais são as reações do grupo heme?

CATABOLISMO DO HEME. Conjunto de transformações sofridas em um organismo vivo pelas substâncias que o constituem: reação de síntese (anabolismo) e reação de degradação libertando energia (catabolismo).

Qual a importância da bilirrubina no organismo?

Sua ação se dá principalmente no intestino onde esta secreção tem a função de emulsificar gorduras, quebrando a complexidade das moléculas em moléculas mais simples e mais fáceis de serem absorvidas pelo organismo. Ela é formada por sais biliares, gorduras, água, ácidos e por pigmentos.

Como ocorre a degradação da bilirrubina?

A maior parte da bilirrubina (80-85%) provém da degeneração de hemácias velhas (cerca de 0,8% das hemácias são destruídas diariamente). O restante provém de outras proteínas hêmicas (citocromos e mioglobina). No citoplasma dos macrófagos, a hemoglobina é quebrada em globina (proteína) e heme.

O que causa alteração na bilirrubina?

A bilirrubina direta sofre ação da bile no intestino, sendo eliminada na forma de urobilinogênio ou estercobilinogênio. Assim, a concentração de bilirrubina direta está alterada quando há alguma lesão hepática ou obstrução biliar.

O que significa hemoglobina presente na urina?

A presença de hemoglobina na urina, cientificamente chamada de hemoglobinúria, ocorre quando as hemácias, que são elementos do sangue, são destruídas e um de seus constituintes, a hemoglobina é eliminada pela urina, dando-lhe uma cor avermelhada e transparente.

Qual o significado clínico da presença de cetona na urina?

Cetonas na urina são um sinal de que o corpo está a utilizar gordura para a ter energia em vez de usar a glicose. Isto pode ser porque não está há insulina disponível suficiente para levar a glicose a partir da corrente sanguínea para as células a ser usada para produzir energia.

O que significa corpos cetónicos na urina?

A presença de corpos cetônicos na urina, situação chamada de cetonúria, normalmente é sinal de que está havendo um aumento da degradação dos lipídios para gerar energia, uma vez que os estoques de carboidratos estão comprometidos, o que pode acontecer nos casos de diabetes descompensada, jejum prolongado ou dieta ...

O que significa corpos cetónicos?

Os corpos cetônicos ou corpos cetónicos são três substâncias solúveis em água que são produtos derivados da quebra dos ácidos graxos, a quebra ocorre no fígado durante períodos de baixa ingestão de alimentos (jejum), dieta de restrição de carboidratos, exercícios intensos prolongados, alcoolismo ou em diabetes mellitus ...

O que é sedimento no exame de urina?

No exame de sedimento são observados: células de descamação (renais, pelve, vesicais, uretrais e vaginais), hemácias, leucócitos, cilindros (hialinos, leucocitários e granulosos), cristais, bactérias, muco e espermatozóides. Os cristais e cilindros são identificados e quantificados por campo de menor aumento (100x).

O que aparece no exame de urina?

O exame de urina trata-se de um teste laboratorial que faz a análise da urina do paciente para ver de forma microscópica as células, bactérias e cristais eventualmente presentes. É indicado para saber como está o funcionamento dos rins, podendo observar possíveis alterações que indicam a presença de doenças.

Como é feita a leitura da urina no microscopio?

Os dois tubos com sedimento, são colocados em estantes, ao lado do microscópio, para o exame. A urina restante sofre então a pesquisa dos caracteres anormais, da rotina diária. A utilização das duas gotas de formol a 40 volumes, logo após a urina ser colocada ser colocada no tubo cônico de centrifugação, é fundamental.

O que significa ligeiramente turvo no exame de urina?

A urina turva é comum e normalmente acontece devido à grande quantidade e muco na urina, o que pode ser devido à contaminação da amostra, desidratação ou uso de suplementos.

Qual o aspecto normal da urina?

No LACVet, são utilizadas as seguintes classificações para as características organolépticas da urina: Cor: amarelo, amarelo claro, amarelo escuro, avermelhado, marrom, esverdeado. Aspecto: límpido, discretamente turvo e turvo. A densidade urinária é obtida por refratometria.

O que significa a palavra Turvo?

adjetivo Opaco; sem brilho; que está embaciado: espelho turvo.

Que se tornou Turvo?

1. Que perdeu a transparência ou a limpidez. 2. Toldado, embaciado.