O que é PCN na educação?

O que é PCN na educação?

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) são diretrizes separadas por disciplinas elaboradas pelo governo federal e não obrigatórias por lei.

O que são os indicadores de qualidade da educação infantil?

Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil são compostos por sete dimensões:

  1. Planejamento institucional, multiplicidade de experiências e linguagens;
  2. Interações (espaço coletivo de convivência e respeito);
  3. Promoção da saúde;
  4. Espaços, materiais e mobiliários;

O que são os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil?

O documento Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil (2017) define parâmetros como referência, ponto de partida, ponto de chegada, linha de fronteira e também como práticas a serem executadas por diversos atores do processo educativo. ... cionamento das Instituições de Educação infantil.

O que diz os PCNs sobre o lúdico?

Com base na proposta curricular dos PCNs, que diz que a escola pode utilizar das atividades lúdicas para trabalhar o repertório cultural do contexto do aluno, com brincadeiras e jogos populares, garantindo assim o acesso destas crianças à cultura que faz parte de sua vivência e de seus antepassados.

Qual é o objetivo da ludicidade?

A ludicidade contribui na aprendizagem e conhecimento da criança, pois possibilita criatividade, interação social e crescimento sadio através do relacionamento entre o grupo desenvolvendo seu potencial cognitivo, motor e social.

O que é memória Ludica?

A ludicidade da memória permite contar histórias à semelhança do brincar e das brincadeiras, de maneira caleidoscopicamente mágica, recriando conceitos e problematizando temas a partir da materialidade lúdica dos rastros em movimento, da plasticidade de seu imaginário e de suas linguagens artísticas.

Qual a função educativa do lúdico?

Desta forma, o jogo educativo tem sempre duas funções: uma função lúdica, na qual a criança encontra prazer ao jogar, e uma função educativa, através da qual o jogo ensina alguma coisa, ajuda a desenvolver o conhecimento da criança e a sua apreensão do mundo. ...