Quais são as vias de administração?

Quais são as vias de administração?

Enteral vem do grego enteron (intestino): são as vias oral, sublingual e retal. Parenteral vem de para (ao lado), mais enteron. Ou seja, uma via que não é a enteral. São as vias intravenosa, intramuscular, subcutânea, respiratória e tópica, entre outras.

Quais são as vias de aplicação enterais?

Via Enteral Este é composto pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. As vias de administração de medicamentos por método enteral incluem os seguintes subtipos: oral: método mais simples e mais utilizado entre todos os outros.

O que é via parenteral direta?

A via Parenteral incluem as Injeções (que podem ser Intramuscular, Intravenosa e Subcutânea). A via Enteral são as drogas de uso Retal e Oral. Refere-se à administração da droga por injeção, liberando-a diretamente no líquido tecidual ou no sangue, sem atravessar a mucosa intestinal.

Quais as vias de administração endovenosa?

Na via de administração endovenosa (EV), o medicamento é injetado na veia, diretamente na circulação sanguínea do paciente.

  • Metacarpianas.
  • Basílica.
  • Cefálica e cefálica acessória.
  • Veia intermédia do antebraço.
  • Veia intermediária do coto- velo.
  • Veia braquial.

Onde é a via endovenosa?

É a introdução de uma droga diretamente na veia, em geral, nas veias superficiais dos membros superiores. Utilizada para ações imediatas, medicamentos irritantes no tecido muscular, volume da medicação.

Onde se aplica a injeção intravenosa?

Terapia intravenosa (IV) é uma via de administração que consiste na injeção de agulha ou cateter contendo princípios ativos, vacinas ou hemoderivados nas veias periféricas, tipicamente nos membros superiores ou inferiores.

Quais os locais de maior acesso para via endovenosa?

O melhor local é a face anterior do antebraço “não dominante”. São contraindicadas em pacientes com lesões neurológicas. A via endovenosa é utilizada para a administração de soluções que necessitam ser absorvidas rapidamente, assegurando uma ação imediata.

São tipos de medicamentos ou soluções que podem ser administrados através da via endovenosa exceto?

São tipos de medicamentos ou soluções que podem ser administrados através da via endovenosa, EXCETO: a) Soluções solúveis no sangue.

Qual a diferença das vias endovenosa e intravenosa?

Sim, os termos endovenosa e intravenosa tem o mesmo significado. Os prefixos INTRA significa "no interior; parte interna" e ENDO denota situação interna e significa "dentro , interno". VENOSA remete aquilo que é relativo à veia; que contém veias.

O que é uma infusão intravenosa?

Injeção terapêutica, muito lenta ou gota a gota, de um soluto, mais ou menos volumoso (soro fisiológico ou soro glicosado, por exemplo), por via intravenosa ou por via subcutânea.

Qual a diferença entre subcutânea e intramuscular?

A via subcutânea é a segunda via mais comum de aplicação de vacinas. Consiste na administração da vacina na camada imediatamente acima do músculo, portanto mais superficialmente do que na aplicação intramuscular.

Onde é a via subcutânea?

O volume máximo a ser introduzido por esta via é de 1,5ml¹. Os locais mais utilizados para injeções subcutâneas são as regiões do deltóide no terço proximal ou na face superior externa do braço, na face anterior da coxa ou na face anterior do antebraço¹.