Como testar a sonda lâmina?

Como testar a sonda lâmina?

A. Teste com o motor aquecido (após o acionamento do eletroventilador) a 2500 RPM. B. No fio preto (sinal) e no cinza (massa), verifique o sinal da sonda com o multímetro em tensão contínua DC, conforme FIGURA 4.

Como testar sonda lambda do Gol g5?

1- Sonda pré-catalisador – Faça os mesmos testes, como descrito abaixo.

  1. Para fazer o teste de alimentação do aquecedor, a medição é realizada com os dois fios brancos, aquecedores, para verificar a alimentação do aquecedor da sonda. ...
  2. Coloque as pontas de prova nos fios brancos do chicote de testes.

Quanto tempo dura a sonda lambda?

O funcionamento da sonda lambda deve ser checado a cada 30 mil quilômetros, pois a oxidação e a carbonização gera crostas e entupimentos na entrada de oxigênio do componente, que acaba enviando sinais errados à central da injeção eletrônica.

Para que serve a sonda lambda?

E o componente responsável por levar ao módulo de injeção eletrônica a informação primordial para esse controle é a sonda lambda – também conhecida como sensor de oxigênio. ... Em nossos carros, é exatamente isso o que a sonda lambda faz: mede a quantidade de oxigênio presente nos gases eliminados pelo motor.

Qual a função da segunda sonda lambda em um veículo?

A segunda sonda não atua diretamente na informação sobre a mistura, mas verificando se a primeira sonda e o catalisador estão atingindo os resultados esperados na correção da mistura. Esse sistema é chamado OBD-BR2, On-Board Diagnostics, (do inglês, sistema de diagnose de bordo).

Onde fica a sonda lambda do?

Localização. A sonda lambda é localizada num local de passagem dos gases de escape do motor, normalmente pouco depois do coletor de escape e antes do conversor catalítico. Uma outra parte da sonda fica em contato com o ar exterior.

Como ligar Multimetro na sonda lambda 4 fios?

Para isso, conecte a ponta vermelha de um multímetro no positivo da bateria, e a ponta preta conecte na massa. É apresentada a tensão de 12,80 VDC (tensão de bateria). Agora conecte a ponta preta no terminal 45 (fio roxo) do conector B, que é o terra da sonda lambda.

Como instalar o Hallmeter?

A instalação do hallmeter na sonda lambda, tanto para veículos carburados ou com injeção eletrônica é simples, sempre ligar o fio roxo do hallmeter ao fio preto da sonda lambda. Para veículos com injeção eletrônica, é recomendado a instalação de uma segunda sonda lambda, exclusiva para o "hallmeter".

Qual é a função do Hallmeter?

O hallmeter ou indicador de mistura é um instrumento que permite o monitoramento da proporção oxigênio/combustível na queima do motor. O funcionamento desse instrumento é simples: ele recebe informações da sonda lambda (correntes elétricas que variam de aproximadamente 100 a 900 mV) que acende os LEDs nele existentes.

Como testar um Hallmeter?

Ligue o fio que você passou para o interior na ponta vermelha do Multímetro e isole com fita isolante. A ponta preta você aterra em qualquer parte da lata do veículo. Importante: O Multímetro só deve ser ligado e desligado com o motor parado, do contrário você queimará o fusível do Multímetro.

Como fazer um Hallmeter com Multimetro?

Ligue o fio que você passou para o interior na ponta vermelha do Multímetro e isole com fita isolante. A ponta preta você aterra em qualquer parte da lata do veículo. Importante: O Multímetro só deve ser ligado e desligado com o motor parado, do contrário você queimará o fusível do Multímetro.

O que é uma sonda lambda?

O faz a sonda lambda? Ela mede a quantidade de oxigênio que está saindo pelos gases do escapamento. Com esta informação, o módulo da injeção eletrônica consegue avaliar se a mistura está rica (muito combustível) ou pobre (pouco combustível).

Qual é a função do sensor de oxigênio?

O sensor de oxigênio, também conhecido como sonda lambda e sensor O2, tem como função monitorar a quantidade de oxigênio que está contida no gás do tubo de exaustão do motor e repassar esta informação para a unidade eletrônica de gerenciamento do motor.