Qual a relação conceitual entre campo elétrico e potencial elétrico?

Qual a relação conceitual entre campo elétrico e potencial elétrico?

Toda carga elétrica localizada no interior de um campo elétrico possui uma energia potencial elétrica (Ep) associada à sua posição dentro desse campo. Se considerarmos algum ponto dentro de um campo elétrico, podemos calcular a quantidade de energia que um coulomb de carga pode armazenar nesse ponto.

Como se criar um campo elétrico?

O campo elétrico de uma carga pontual e no vácuo pode ser calculado por meio da seguinte equação:

  1. Legenda: E – campo elétrico [N/C ou V/m]
  2. Q – carga geradora do campo elétrico [C]
  3. k0 – constante eletrostática do vácuo [8,99.

    Como gerar um campo elétrico?

    Toda carga elétrica apresenta seu próprio campo elétrico. No entanto, para que surja a força elétrica, é necessário que o campo elétrico de pelo menos duas cargas interajam. A resultante vetorial dos campos elétricos de cada uma das cargas dita, nesse caso, para qual direção e sentido surgirá a força sobre as cargas.

    O que vem a ser um campo elétrico uniforme?

    Como mostra a figura, o que caracteriza o campo elétrico uniforme são suas linhas de força, que se comportam como paralelas igualmente espaçadas. Isso ocorre quando duas placas paralelas e uniformemente carregadas com cargas de sinais opostos são posicionadas a uma distância próxima uma da outra.

    Como saber se é atração ou repulsão?

    Dois corpos eletricamente carregados podem exercer atração ou repulsão entre si de acordo com o seu sinal de carga. Corpos com cargas elétricas de sinais iguais repelem-se, e corpos cujas cargas elétricas possuem sinais contrários atraem-se.