O que é o verme giárdia?

O que é o verme giárdia?

Giardíase é uma infecção intestinal causada por um parasita microscópico que é encontrado em todo o mundo, especialmente em áreas com más condições de saneamento e água contaminada. A giardíase é marcada por cólicas abdominais, flatulência, náuseas e episódios de diarreia aquosa.

Quais as formas de vida que podemos encontrar a giárdia?

Ciclo de vida da Giardia lamblia A Giardia possui duas formas morfológicas: cistos e trofozoítas. Os cistos são as formas do parasita liberadas pelas fezes dos pacientes infectados, podendo sobreviver por muito tempo no ambiente se houver umidade.

Quais os tipos de giárdia?

A Giardia é um parasito que se apresenta em duas formas: cisto e trofozoíto. Ambas formas podem ser eliminadas nas fezes, sendo que nas fezes diarréicas são encontrados trofozoítos, e nas formadas são encontrados cistos. O cisto constitui a forma infectante.

Onde se aloja a giárdia?

A giardíase é causado pelo Giardia lamblia e se aloja no intestino delgado ou no trato biliar do corpo humano, enquanto a amebíase é causada pelo Entamoeba histolytica e pode ficar instalada dentro ou fora do intestino.

Qual é a morfologia ativa da Giardia lamblia?

Existem duas formas evolutivas de Giardia: o cisto e o trofozoíto. O trofozoíto tem forma de pera, com simetria bilateral, medindo cerca de 20 µm de comprimento por 10 µm de largura. Em seu interior são encontrados dois núcleos. Possui quatro pares de flagelos.

Qual a forma de locomoção da Giardia?

Outro protozoário parasita do ser humano, o maior responsável por casos de diarréia em crianças, que pode até mesmo provocar retardo no desenvolvimento, é a Giardia lamblia , causadora da giardíase. Diferente das amebas, essa espécie se locomove por meio de estruturas especializadas em forma de chicote, os flagelos.

Qual o processo de reprodução do parasita Giardia lamblia?

- A reprodução não é sexual, mas na forma de divisão binaria longitudinal. Como ela entra no corpo humano: A pessoa ingere os cistos de Giardia presentes nas fezes de seres humanos portadores do parasita. Esta ingestão pode ser direta (através das mãos) ou consumindo alimentos ou água contaminada.

Qual é a forma de locomoção da ameba?

O modo de locomoção das amebas através de pseudópodes é denominado "movimento ameboide". Este também é verificado em células de outros organismos, tais como os glóbulos brancos do sangue humano.

Como se locomove o protozoário flagelado?

A locomoção desses protozoários ocorre por batimento de um ou mais flagelos, relativamente compridos e com forma de chicote. Os flagelos também ajudam na captura de alimento e na recepção de estímulos ambientais; alguns flagelados também podem apresentar pseudópodes.

Como se locomove o protozoário da imagem?

Sarcodíneos ou Rizópodes: Protozoários se locomovem estendendo pseudópodes, extensões que atuam como "falsos pés". Flagelados: Possuem flagelos (longos filamentos que vibram) e se locomovem "nadando". Ciliados: Possuem pequenos cílios (pequenos filamentos ao longo do corpo) e os utilizam na locomoção.