Como calcular a tensão sobre um resistor?

Como calcular a tensão sobre um resistor?

A corrente é sempre a mesma em qualquer ponto do circuito. Para calcular a tensão, não importa o local do resistor dentro do circuito....Calcule a tensão de cada resistor.

  1. Tensão do R1 = V1 = (1,2 A)(2 Ω) = 2,4 volts.
  2. Tensão do R2 = V2 = (1,2 A)(3 Ω) = 3,6 volts.
  3. Tensão do R3 = V3 = (1,2 A)(5 Ω) = 6,0 volts.

Qual a fórmula para calcular corrente elétrica?

A corrente de um circuito é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência. Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A).

Como calcular a potência ativa e aparente?

A potência aparente é definida como a potência total que uma determinada fonte é capaz de fornecer, ou seja, a potência ativa na verdade é a “soma vetorial” da potência ativa com a potência reativa. A unidade de medida da potência aparente é o volt ampère (VA).

Qual é a diferença entre potência ativa monofásica e potência ativa trifásica?

Em um circuito trifásico, quando as cargas são equilibradas, as potências são dadas pelas equações: A potência trifásica é a soma das potências das fases, ou seja: ... Podemos observar que a potência monofásica instantânea é uma potência oscilante, dependente do tempo.

Qual o melhor fator de potência?

O fator de potência ideal é 1, e quanto mais baixo for este número, menor a eficiência ou rendimento do equipamento. técnicamente falando, fator de potência é o ângulo de separação entre as curvas de tensão (Volts) e corrente (Amperes) na rede elétrica, sendo “1” quando não há ângulo entre elas.

O que é um fator potencial?

Define-se também como fator de potência a relação entre potência ativa e potência reativa. Ele indica a eficiência com a qual a energia esta sendo usada. Um baixo fator de potência indica que a energia paga não está sendo plenamente utilizada.

O que é um fator?

Significado de Fator Qualquer elemento que contribua para a obtenção de um resultado. Aritmética. Os termos da multiplicação; os números que estão envolvidos numa multiplicação: a ordem dos fatores nunca altera o resultado.

O que é um fator de carga?

Razão entre a demanda média e a demanda máxima da unidade consumidora ocorridas no mesmo intervalo de tempo especificado.

Como fazer a correção do fator de potência?

A energia reativa pode ser neutralizada por uma carga capacitiva, assim, o caminho mais seguro para efetivamente corrigir o fator de potência e compensar as cargas indutivas existentes, é fazer a instalação de um banco de capacitores.

Quais são as vantagens da correção do fator de potência?

Benefícios da Correção do Baixo Fator de Potência

  • Resultados decorrentes da correção do fator de potência:
  • As variações de tensão diminuem;
  • Os condutores tornam-se menos aquecidos;
  • As perdas de energia são reduzidas;
  • A capacidade de transformadores alcança melhor aproveitamento;
  • Aumento da vida útil dos equipamentos;
  • Utilização racional da energia consumida;