Quais são os monômeros que formam os lipídios?

Quais são os monômeros que formam os lipídios?

Cada biomolécula é formada por diversos monômeros. As proteínas são formadas pelos aminoácidos, os lipídeos pelo ácido graxo e colesterol, os ácidos nucleicos pelas bases nitrogenadas, fosfato e ribose, e os carboidratos por monossacarídeos.

O que é um monômero?

Significado de Monômero adjetivo, substantivo masculino Química Diz-se de um composto formado por moléculas simples (opõe-se a polímero).

O que são Monomeros e polissacarídeos?

Definição de polissacarídeo Um polissacarídeo é uma molécula grande feita de muitos monossacarídeos menores. Monossacarídeos são açúcares simples, como glicose. Enzimas especiais ligam esses pequenos monômeros, criando grandes polímeros de açúcar ou polissacarídeos.

O que são os polissacarídeos?

Polissacarídeos são grandes polímeros naturais formados por cadeias de monossacarídeos ligados entre si por ligações glicosídicas, que são ligações covalentes resultantes da condensação de dois monossacarídeos. Insolúveis em água, os polissacarídeos são carboidratos, também conhecidos como glicanos.

O que é a amilose e amilopectina?

A amilose é formada por unidades de glicose unidas por ligações glicosídicas α-1,4, originando uma cadeia linear. Já a amilopectina é formada por unidades de glicose unidas em α-1,4 e α- 1,6, formando uma estrutura ramificada. ... Moléculas de amilose de cereais são geralmente menores do que aquelas de outras origens (ex.

Quais os alimentos que contêm amido?

É um carboidrato de origem vegetal que é encontrado, principalmente, em órgãos de reserva, grãos de cereais e raízes. Entre os principais alimentos que possuem amido, podemos citar a batata, batata-doce, trigo, mandioca, milho, aveia e arroz.